use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Telenovelas brasileiras como influência social

Não é recente a relação do brasileiro com as novelas. No século XIX, durante o romantismo e com a chegada da imprensa, era costume da população acompanhar os romances de folhetim. Nesse sentido, as telenovelas do século XX e XXI são como que sua versão dramática. Entretanto, é necessário que haja a consciência da importâncias de outras fontes de informação. Ademais, atentar-se as crianças é indispensável.
Em primeiro lugar, é importante saber que trata-se de um eficaz meio de comunicação de massa. Apesar de discutir, muitas vezes, problemáticas sociais - como o câncer em "Laços de Família" e a invisibilidade social em "Cheias de Charme", padrões estéticos estão geralmente embutidos. Protagonistas quase sempre brancos e magros são exemplos. Assim, a falta de identificação, pertencimento ou sentir-se "errado" gera desconforto. Com isso, obtém-se como consequência a crescente procura por cirurgias plásticas no país, tradução visível da insatisfação com o corpo, a fim de se "consertar".
Além disso, é inevitável a relação entre mídia e ingenuidade da infância. Muitas crianças e adolescentes acompanham novelas infantis, como as do SBT. Dessa forma, se expõem a influências, de maneira análoga, de um verdadeiro manual de instruções da beleza e do comportamento. Como exemplo está a novela "Carrossel", da qual tornou-se comum encontrar meninas com acessórios das personagens e tendo comportamento parecido com o de uma delas, Maria Joaquina. Não teria problema caso suas ações não fossem preconceituosas em muitas cenas. Assim, sem um responsável para esclarecer, tal fato fica a cargo da interpretação das crianças.
Torna-se evidente, portanto, que embora sejam importantes meios de informações de extrema importância, são necessários uma mudança de mentalidade e cuidado com os filhos. Para isso, é fundamental que a mídia, por meio das telenovelas, ajude no combate ao preconceito, contratando negros e obesos para papéis de destaque. Também, é preciso maior atenção dos pais no que os filhos assistem. Explicar que há beleza nos diversos tipos de corpo, rosto e cabelo também é essencial. Por fim, cabe a cada indivíduo a procura de outras fontes de informação, evitando, assim, a alienação. Dessa forma, o primeiro passo para a melhoria será dado. Este, segundo Oscar Wilde, é o mais importante.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!