use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Telenovelas brasileiras como influência social

É evidente a grande paixão dos brasileiros por telenovelas, nas quais são transmitidas em diversos horários e assistidas de forma gratuita, abrangendo um grande número de telespectadores por essa facilidade de acesso. Nota-se que as telenovelas transmitem, mensagens, conteúdos, propagandas, que acabam de alguma forma influenciando no comportamento do brasileiro através de aspectos negativos e positivos. Nesse contexto de influência, podemos citar à diversidade sexual, apologia ao crime e cenas educativas.
Dentre diversos assuntos, as telenovelas cada vez mais tem exibido a questão da diversidade sexual e ideologia de gênero em suas cenas, como vimos nos episódios contracenados respectivamente pelos personagens Nonato e Ivana, na novela "A força do querer" da rede Globo. E com isso, tem incentivado muitos jovens a praticar atividades homoafetivas motivadas por essas cenas de casais gays.
Além disso, as telenovelas mostram à realidade das periferias brasileiras de maneira equivocada e acabam fazendo apologia ao crime. Cenas que mostram apenas o poder de comando dos bandidos sobre à favela e a vida de luxo dos traficantes em suas comunidades, acabam influenciando as crianças a entrar na vida do crime, acreditando com que a criminalidade só possui o lado positivo, por exemplo, a vida que o traficante Rubinho, leva na novela "das nove", casado com uma mulher bonita, rico e influente em sua localidade.
Entretanto, as telenovelas não influenciam o telespectador brasileiro apenas de forma negativa, bons aprendizados podem ser extraídos das mesmas, através de cenas educativas. Questões como, prevenção da dengue, doenças sexualmente transmissíveis, câncer de mama, combate ao racismo, incentivo a adoção, inclusão social, dentre outras. Podem ser aprendidas nas novelas de maneira mais fácil do que em livros, como vimos no seriado Malhação.
Portanto, cenas envolvendo artistas de grande prestígio social, influenciam o comportamento do telespectador devido a fama dos mesmos. Dessa forma, deve-se ter por parte dos autores de novela um minucioso cuidado na criação dos personagens e cenas, para que, eles não venham implantar maus costumes na sociedade brasileira. Assim, os autores devem mostrar os problemas sociais de maneira que não venha valer a pena entrar na criminalidade, no mundo das drogas, mostrar mais questões educativas e de romantismo. Sendo assim, ajudando a melhorar o nosso país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!