use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Telenovelas brasileiras como influência social

A mídia televisiva no Brasil é um poderoso instrumento de formação de opinião, moldando famílias e comportamentos e impondo padrões a serem seguidos. Em face a essa realidade, as telenovelas brasileiras exercem grande influência sobre a sociedade.
Os padrões de beleza estipulados nem sempre são alcançados pela população, e isso causa frustração e desapontamento. Essa visão transmitidas pelas novelas, muitas vezes distorcida da realidade, gera bloqueios, preconceitos e exclusão repercutindo em problemas sociais.
A influência do produto televisivo sobre o comportamento é motivo da alienação dos brasileiros. Ao se prender à prática de assistir novelas, o indivíduo tem sua capacidade de pensar, discernir e agir diminuídas, diante de uma atividade que não demanda qualquer esforço mental.
Em virtude dos fatos apresentados, nota-se que é necessário uma mudança de postura do público alvo das telenovelas. Para isso, seria de grande relevância a elaboração de programas televisivos, por meio da mídia, que abordassem a cultura como tema principal incluindo conhecimentos de diversas áreas. Já no âmbito individual, é de extrema importância que cada telespectador desenvolva a capacidade de filtrar as informações as quais tem acesso, reduzindo assim, a probabilidade de se tornar um cidadão alienado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!