ENTRAR NA PLATAFORMA
Telenovelas brasileiras como influência social
Telenovelas brasileiras como influência social

A Grécia antiga foi o berço da chamada dramaturgia. Com isso, podemos afirmar que o mundo foi introduzido na maior revolução cultural e artística de todos os tempos, contribuindo, sobremaneira, no processo de globalização. As telenovelas, inegavelmente, têm sido a maior fonte de questionamento dessa geração, principalmente no Brasil, um país ainda tão jovem em suas descobertas.
Aristóteles afirmava que todos os homens têm, por natureza, desejo de conhecer. Em virtude dessa necessidade, a dramaturgia nasceu para explorar as mais diversas questões, desde a antiguidade, até a atualidade.
No Brasil, a teledramaturgia tem sido a maior ferramenta de desenvolvimento do inconsciente coletivo, levantando temas importantes, tais como: preconceito, drogas, homossexualismo, entre outros. Todavia, a função principal dessa indústria, é o entretenimento, desobrigando-a de um compromisso social, e sendo assim, sua temática acaba desenfreando uma culturização estadunidense, principalmente entre os mais jovens, onde existe um verdadeiro ?endeusamento? para os padrões estéticos, levando muitas vezes, a situações extremas, tais como: bulimia e anorexia, isso sem falar, do consumismo inconsequente.
Indubitavelmente, esse meio tem sido explorado pelas grandes indústrias, que entendem a importância que as telenovelas têm na rotina da família brasileira, e sendo assim, da mesma maneira que as empresas privadas investem em merchandising, e obtém um retorno significativo em seus produtos, o Ministério da Cultura deve direcionar recursos e ampliar as discussões em torno da globalização, da influência e da valorização da cultura nacional, para que, a sociedade viva seus efeitos, sem perder sua própria identidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde