use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Telenovelas brasileiras como influência social

Telenovelas -

O público brasileiro parece gostar cada vez mais de novelas. Não é incomum vermos notícias das disputas entre emissoras para ver quem tem maior ibope no horário nobre, e esse é composto justamente por elas. O poder das telenovelas é tanto que há anos a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tenta antecipar o horário dos jogos realizados às 21h45min e esbarram na resistência oferecida pelas emissoras já que essas obtêm um retorno maior nesse horário transmitindo novelas. Isso mostra o poder que tem para o público brasileiro.
Essas novelas exercem grande influência não só no público que as acompanham, mas em toda a população brasileira. Não é difícil ouvirmos algo parecido com: "eu vi que no shopping estão vendendo uma blusa igual a da fulana da novela das 8" ou "aquela pessoa la da novela não faz nada e tem vários carros e a casa dela é maravilhosa". E também no linguajar das pessoas, já que gírias podem copiadas e levadas para o cotidiano da população. No primeiro e terceiro caso não se trata de ser um exemplo bom ou ruim, mas sim de um fato que afeta não só o público que assiste mas também toda a população. Já no segundo é um exemplo negativo que pode afetar o comportamento e pensamento de alguma parcela do publico.
Além da influência de moda e comportamento, não podemos esquecer que quanto mais tempo a pessoa passa assistindo uma novela, menos ela passa com familiares e amigos. Por mais que possam estar juntos, não estão conversando, interagindo e construindo conhecimento juntos. A novela tem o poder de juntar e ao mesmo tempo afastar as pessoas.
Proibir as novelas não é o caso e muito menos a solução. O que é possível e deve ser feito é haver o diálogo entre familiares a respeito dos diversos temas existentes na novela para filtrar ao máximo o que deve ser usado como exemplo bom para ser seguido e também como exemplo ruim para ser evitado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!