O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Telenovelas brasileiras como influência social

Até quase metade do século XX, o Brasil não tinha como fonte de entretenimento a exibição de novelas em suas redes televisivas. Entretanto,em 1951,a TV Tupi exibiu seu primeiro romance e desde então as novelas se tornaram parte do cotidiano brasileiro. Este fato é preocupante, já que o vício tomou conta de grande parte dos telespectadores que deixam de fazer várias atividades apenas para não perderem o próximo capítulo ou a última cena do dia.
As histórias retratadas na televisão, muitas vezes influenciam na vida do público. As mulheres mudam cabelo, roupa e fazem novas maquiagens para ficarem mais parecidas com a protagonista, as crianças copiam ações e gestos dos seus personagens favoritos, em geral, as pessoas acabam vendo nas novelas uma visão retorcida da realidade em que vivem. A novela A Força do Querer, por exemplo, retrata de forma bonita e glamourosa, a vida de uma mulher no tráfico, este fato, pode nos dias de hoje, incentivar as pessoas a fazerem o mesmo que a personagem.
O problema em questão está longe de ser resolvido. Ao passo que aumenta a audiência das novelas brasileiras, diminui o número de atividades saudáveis que afastam as pessoas deste vício. Assim, as histórias se desenvolvem e ao ver do público se tornam cada vez melhores, as pessoas se prendem ainda mais a elas, a rotina muda e a vida para, e você simplesmente faz de tudo só para não perder a última cena ou capítulo.
Diante do exposto, é necessário que o problema seja erradicado. Cabe ao MEC, estipular nas escolas projetos para que os jovens façam mais atividades voltadas para a educação e fiquem menos dependentes das novelas. É importante também que o Ministério da Comunicação mostrar a população o que o vício das novelas causam. Vale por fim ressaltar que o problema não é assistir a telenovela, mas é preciso que haja um senso crítico que permita à população diferenciar o real do fictício. A sociedade necessita de valores reais para viver uma vida real.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!