use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Telenovelas brasileiras como influência social

De acordo com o livro História da Televisão no Brasil, a televisão é apresentada como tendo um caráter multifacetado, envolvendo temas sociais, políticos, cultural além de outros. Com isso, as novelas brasileiras ganham os olhares dos telespectadores por transformarem questões da vida em arte e isso tem um impacto neles, muitas vezes influenciando seu modo de agir e pensar. Logo, consequências positivas e negativas surgem e se tornam motivo de debate.
Em relação as consequências positivas, temos que ressaltar o caso da novela da Rede Globo, Páginas da Vida, que abordou o tema bulimia, um dos transtornos alimentares mais comuns dos últimos tempos. Assim, a narrativa tinha um caráter informativo sobre a doença além de levantar uma discussão na área da saúde e na área social. Outrossim, a novela, Fina Estampa, retratou o caso de uma esposa que era vítima das agressões do marido além de mostrar a aplicação da Lei Maria da Penha.
Apesar das consequências positivas, as negativas também se fazem presentes. O jornal, O Presente, em uma enquete com os leitores, constatou que as pessoas ainda confundem o que é passado nas telas com a realidade. Além disso, A psicóloga, Márcia Saar, expressou que as telenovelas podem influenciar os telespectadores, pois as sensações e emoções deles são atingidas devido à aproximação e identificação do que é passado.
Por tudo isso, é possível perceber que as novelas influenciam os espectadores e, com isso, algumas medidas devem ser pensadas a fim de minimizar o problema. Assim, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) e o Ministério da Cultura poderiam determinar que novelas com conteúdos, potencialmente, influenciador fossem exibidas em horários mais noturnos, próximos à meia-noite, dessa forma, menos pessoas seriam persuadidas. Outrossim, os pedagogos poderiam propor debates e palestras sobre o assunto dentro das escolas para as crianças, de modo a evitar a exposição delas a esse tipo de conteúdo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!