ENTRAR NA PLATAFORMA
Telenovelas brasileiras como influência social
Ditadura televisiva
É inquestionável que, na sociedade vigente, as telenovelas influenciem a sociedade, ditando, por vezes, como a população deve se comportar perante situações que possam ocorrer no cotidiano real da vida de uma pessoa. O problema surge quando o indivíduo encontra-se preso à outra realidade e busca, a qualquer custo, manter-se nos padrões impostos por tal novela. Além disso, o impasse torna-se ainda mais sério quando o indivíduo deixa de viver sua vida para acompanhar novelas.
-Eu não sei o que quero ser, mas sei o que quero me tornar-, disse Friedrich Nietzsche. De maneira análoga, os personagens fictícios, criados pelas novelas brasileiras, criam na sociedade uma personalidade baseada naquilo que a massa brasileira não seria, caso não houvesse alienação televisiva. Em consequência do que foi dito, homens e mulheres brasileiros se tornam escravos daquilo que não são verdadeiramente e esquecem os próprios princípios.
Em uma segunda análise, pesquisas revelam que os brasileiros deixam de frequentar lugares como barzinhos, festas, restaurantes, ou até mesmo, param de estar junto à família para não perder um capítulo da tão amada e -Jô pnotizadora- novela das nove. Fato esse que, na visão do Professor Felipe Aquino, é um problema. Dono de um blog, o professor afirma que pouco a pouco vão aparecendo os efeitos do mal das novelas em nossas vidas.
Diante do exposto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O governo deverá investir em projetos diversificados e gratuitos, visando um entreterimento de qualidade para a população, por exemplo, cinemas a céu aberto, com uma programação de filmes baseados na história da nação. Outrossim, a mídia deverá racionalizar a quantidade de narrativas em sua programação, e, também, promover campanhas com foco em viver a vida longe das televisões. Da mesma forma, a sociedade se comprometerá a disponibilizar menos tempo de suas vidas almejando novelas.-Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida-, disse Platão. De maneira análoga, a convivência familiar nunca deverá ser trocada por elementos supérfluo, cabendo à família o importante papel de comunicar-se entre si.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde