O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Telemedicina no Brasil

      Em um episódio da série ¨Grey’s Anatomy¨ uma criança liga no hospital pedindo ajuda porque sua mãe está passando mal, os médicos Owen e Amelia dão instruções a ela e pendem para ficar calma. Fora das telas cinematográficas, casos de pessoas que precisam de atendimentos, mas estão muito longes de postos de socorro, é uma realidade. Dessa forma, é perceptível a importância da telemedicina no Brasil atual, mas vele destacar os desafios para a implementação desse processo. Logo, é necessário analisar e debater a temática em questão.


    Como análise inicial, observam-se raízes com a Revolução Industrial que possibilitou avanços tecnológicos e científicos. Nesse sentido, a medicina ganha destaque em seus progressos como as diversas possibilidades de pesquisas, exames e consultas. Desse modo, as necessidades de atendimentos mais rápidos começaram a ter mais procuras pela população, pois as pessoas não têm muito tempo de ir a consultas e muito dos acidentes domésticos ocorrem em locais distantes de hospitais, entre outros. A título de exemplo, o seriado supracitado mostra a dificuldade da criança em socorrer sua mãe por estarem em um local afastado e não saber explicar onde é. Entretanto, a implementação da telemedicina na sociedade brasileira passa por dificuldades, uma vez que nem todos tem acesso a internet e aparelhos comunicativos e a grande dificuldade na comunicação entre o paciente e o médico.


    Outrossim, com a pandemia do COVID-19, no ano de 2020, foi preciso medidas para frear a contaminação das pessoas pelo vírus. Nesse viés, o distanciamento social foi o primeiro passo para conter o aumento dos casos, mas os hospitais e pronto atendimentos ficaram sobrecarregados, o que era um problema. Dessa maneira, a telemedicina entra em destaque para auxiliar no combate da doença, profissionais da saúde recomendavam para que a população somente procurasse atendimento presencial se fosse muito grave. Nesse cenário, consultas e atendimentos passaram a serem feitos de forma online, por meio de aplicativos e vídeos chamadas, o que logo resultou em uma diminuição no número de contágio. Porém, mesmo com o sucesso da implementação desse serviço, têm diversos problemas para a população e os profissionais, visto que é uma forma nova para os pacientes e muitos não se adequam a esse atendimento, principalmente os mais velhos que não têm o costume de usar tecnologias.


   Portanto, medidas são necessárias para que a telemedicina ganhe o espaço devido no Brasil. Sob tal óptica, faz-se primordial que a Organização Mundial da Saúde e o Conselho Federal de Medicina, implementem tecnologias que possibilitam aos hospitais os tele atendimentos e promovam uma capacitação dos trabalhadores da área da saúde, isso pode ser feito, por meio de cursos que vão ensinar como agirem nas tele consultas e como utilizarem de forma correta a tecnologia, para que possam realizar os serviços de forma online, principalmente em pandemias. Ademais, cabe a Mídia, como o meio mais abrangente de informação no país, divulgar em canais comunicativos a necessidade da telemedicina no Brasil atual, além de auxiliar e ensinar a sociedade como obter e usar esse meio de comunicação. Espera-se, com isso, que a Telemedicina ganhe visibilidade entre os brasileiros.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!