ENTRAR NA PLATAFORMA
Tecnologia une ou separa as diferentes classes sociais

A tecnologia acompanhou o homem em sua evolução, vinda desde os primórdios até atualidade, para tornar melhor a vida humana, seja na saúde, economia ou comunicação entre as pessoas. Por consequência, é importante discutir sobre a inclusão digital no Brasil, visto que apenas 4%, aproximadamente, que pertencem a classe baixa têm acesso a internet. Assim, a falta de acesso à tecnologia pode dificultar a vida desses cidadãos em questões de informações do cotidiano, estudos e em outras questões. Logo, precisa-se discutir e encontrar uma solução para este problema. 


            Primeiramente, falar sobre inclusão digital é debater em relação à democratização do acesso às tecnologias para qualquer  indivíduo da nossa sociedade, independentemente de sua classe social. Decerto, a tecnologia nos traz privilégios que deveria ser para todos e o fato de existir pessoas que são privadas desse feito, pode implicar na desigualdade, na falta de informação sobre saúde, que poderia ser úteis em alguns casos. Além disso, dificulta na comunicação com pessoas próximas e até mesmo na localização de lugares.


Ademais, outro fator que precisa ser mencionado é em questão de pessoas que estudam e precisam de acesso à internet no celular ou computador para pesquisas, trabalhos, e até mesmo fazer inscrições de eventos, seja onde estuda ou fora dela. Ainda mais, a internet facilita não só para estudantes, como para muitas outras pessoas a procurar por estágio e emprego. Dessa forma, é nítido que a tecnologia pode melhorar a vida de quem a usa, porém torna quem não a tem desprovido de novas oportunidades, como a busca de conhecimento e emprego.


Portanto, para que a tecnologia una as bases sociais e para que exista a inclusão digital é necessário que o Governo Federal ou Estadual crie políticas públicas, de modo que todos, principalmente as classes desfavorecidas, tenham acesso à internet, criando bibliotecas públicas com salas de informática e também reformando as salas de informática nas escolas e faculdades. Tal ação pode ter apoio da classe mais favorecida que sensibilize com a democratização da tecnologia. Com o objetivo de levar mais melhoria tecnológica para os cidadãos, o resultado seria uma quantidade menor de pessoas sem acesso à internet e também novas oportunidades e acesso a informações úteis.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde