ENTRAR NA PLATAFORMA
Tecnologia une ou separa as diferentes classes sociais

Com a globalização, após a segunda Guerra Mundial, surgiu a possibilidade da troca de informações a uma velocidade nunca vista antes. No entanto, a filtragem de dados e entrega desses ao usuários foi aprimorada. Dessa forma, propiciou-se a cisão de classes sociais através de mecanismos que controlam a rede.


Os algoritmos computacionais são capazes de abstrair informações das configurações de um computador em uma simples pesquisa na internet. Dessa maneira, indivíduos com diferentes configurações podem receber resultados distintos, criando assim uma separação lógica entre dois mundo virtuais. Em consequência, a cisão é feita antes mesmo da informação ser obtida – apesar de haver uma sensação de igualdade sendo conquistada. Sendo assim, seguindo a linha de pensamento do sociólogo McLuhan, “O meio é a mensagem”, tem-se que o meio pelo qual se recebe a informação impacta diretamente a forma como ela vai ser interpretada. Logo, uma mesma informação pode ter diferentes interpretações a depender dos mecanismos de filtragem.


Ademais, outro mecanismo tecnológico que parece unir as pessoas são as redes sociais. Assim, como no filme “Quanto vale ou é por quilo?”, que mostra as personagens pensarem que para subir na pirâmide social é necessário ser igual a quem está em cima; as redes sociais fazem indivíduos, de classes sociais mais baixas, acreditarem em uma ascensão devido a participarem de um mesmo grupo. Contudo, a informação é filtrada nestas mídias sociais, também, ou seja, a barreira lógica é perpetuada sem nem mesmo ser identificada.


Logo, a filtragem de dados tornou-se um problema que separa as classes sociais e, como a informação deve ser para todos, cabe ao Estado via o Legislativo criar leis que assegurem a entrega de informações no meio tecnológico sem análise do usuário. Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública tem de investir nas delegacias de crimes digitais para que estas possam aplicar as normas. Enfim, poder-se-á combater a cisão entre classes sociais.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde