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Tecnologia une ou separa as diferentes classes sociais

        Desde os primórdios da sociedade, o homem possui a necessidade de se comunicar e criar relações interpessoais. Essas relações, que antes eram apenas locais, hoje podem ocorrer com pessoas de qualquer lugar do mundo devido à tecnologia. No entanto, no Brasil, essa mesma Revolução Tecnológica que proporcionou o encurtamento das distâncias também provoca a separação de classes devido ao alto custo das tecnologias e do acesso desigual a elas.


           Em primeiro lugar, é necessário observar que como resquícios da colonização de exploração, o Brasil voltou eu foco para as indústrias de agropecuária e agricultura deixando de investir em indústrias de informação e comunicação. Diante desse cenário, o país tem a necessidade de importar tecnologia de países mais desenvolvidos e taxá-las com altos tributos aumentando o preço dos produtos para a população brasileira. Como consequência disso, ocorre uma exclusão digital devido a desigualdade de renda, pois apenas as pessoas com alto poder aquisitivo podem adquirir esses objetos.


       Além disso, a forma como o Brasil foi ocupado também influencia na atual estratificação tecnológica. Os colonos, ao centralizarem suas atividades no Sul e Sudeste do país, proporcionaram a essas regiões um maior grau de desenvolvimento, deixando as outras regiões marginalizadas. Consequentemente, nos dias de hoje é possível constatar que o índice de pessoas com acesso à internet, por exemplo, e com conhecimento necessário para usufruir desse meio nessas regiões é menor, evidenciando esse contraste regional.


      Pode-se dizer, portanto, que a tecnologia é um instrumento fundamental na sociedade contemporânea, mas que deve ter seu acesso ampliado. Para isso, é importante que haja uma parceria público-privada com o intuito de alocar recursos para as universidades pesquisarem e criarem tecnologias para aumentar o poder das indústrias locais e diminuir as importações e os preços para a população. Além disso, o governo pode disponibilizar laboratórios de informática nas escolas públicas de todo o país para expandir a disponibilidade das tecnologias e conhecimento de como utilizá-las em todas as regiões.

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