O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

Recentemente notícias e boatos sobre o desafio da Baleia Azul, o jogo online que incentiva adolescentes a cometerem suicídio ganhou destaque nos veículos de comunicação do Brasil. O fato acendeu um sinal de alerta para um problema de saúde pública que, segundo dados estatísticos está em constante crescimento no país, o suicídio entre jovens brasileiros.
O assunto sobre suicídio é visto pela maior parte da sociedade como um tabu, algo de que não se quer e não se deve falar, um assunto proíbido. Porém, fechar os olhos diante do problema, não o fará deixar de existir. Uma pesquisa realizada pela BBC Brasil divulgou que de 2002 para 2014 houve um aumento de quase 10% nas taxas de suicídios registrados no país, e de lá pra cá os números tem só aumentado e os casos de jovens tentando contra a própria vida ficando cada vez mais evidentes e preocupantes. Ainda, segundo os dados feitos por essa pesquisa a maioria dos registros são de pessoas com a faixa etária de 15 a 29 anos.
Diante disso, saber identificar os sinais de que existe algo de errado no comportamento destes jovens é essencialmente importante, para que se possa evitar um fim trágico.Jovens com depressão, que sofreram abusos, que passam por problemas de aceitação, e que, fazem uso excessivo de drogas e alcóol estão mais propícios a cometer tal ato. A forte pressão que eles tem de encarar diante destas complicações os deixam doentes e fracos psicoligicamente, sem perspectivas de melhoras, buscando solução na própria morte.
Portanto, fica evidente que, medidas devem ser tomadas para combater tal problema. Tendo ínicio pela família, que deve ficar atenta a qualquer mudança no comportamento dos adoslencentes, e que, junto da escola precisam quebrar o tabu e dialogar abertamente sobre o assunto. Cabe as Secretrias de Educação também estarem levando para as escolas debates abertos para a população, que incentivem a valorização da vida, com a participação de profissionais capacitados a orientar e ajudar pessoas que possam estar passando pelo problema. Enxergar o suicídio como um dos fatores que mais matam jovens no Brasil é de extrema importância para tentar combatê-lo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!