O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

Os Homens são dotados de direitos inalienáveis, como a liberdade e a procura da felicidade. A declaração de independência do Estados Unidos, séc. XVlll, mensura em seu escopo alguns dos motivos relacionados ao grande número de suicídios entre os jovens. Relativo a esse problema no Brasil e no mundo no século XXI, podemos afirmar que ocorre por fatores como: O contexto social e econômico das vítimas e um forte impacto emocional que pode ser sofrido durante a vida. Importante lembrar que esse conflito não é contemporâneo, uma vez que com os regimes autoritários surgidos na Europa no século XX, pessoas que eram perseguidas por viver determinada ideologia já optavam por essa triste opção.
A princípio é valido analisar que ainda no mundo contemporâneo há países com regimes autoritários que perseguem determinadas ideologias. Nos Emirados Árabes ser homossexual é considerado um desvio à lei, com a pena de cárcere privado. O contexto social vivenciado pelo jovem é extremamente importante para seu crescimento e evolução pessoal, dados recolhidos pela Faculdade Flacso evidenciam que em países ricos a taxa de suicídio tende a diminuir, enquanto em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos ela aumenta, como é o caso do brasil que de 1998 a 2013 houve um aumento de 0,2% nos casos.
Além disso, diante de tantos impasses frente ao problema, ainda há outra razão para o seu agravamento. Sem dúvidas, fatores como abusos sexuais e psicológicos, uso de drogas, a questão dos gêneros ainda não aceita na atual sociedade, relacionamentos amorosos mau sucedidos e a passagem da infância para a vida adulta, geram um grande descontrole à sociedade do país, pois podem causar depressão e isolamento social nos jovens que são alguns dos sintomas que estão diretamente ligados ao ato de tirar a própria vida. Contudo, por mais que seja difícil de ser controlado, não é impossível.
Infere-se, portanto, que o suicídio no Brasil e no Mundo é um agravante ao convívio da sociedade e como tal, deve ser sanado. De início, as ONGs que tem atuação mundial, devem criar páginas e sites na internet para que jovens e adultos, com um atendimento médico especializado, possam trocar informações e experiências. Cabe, ainda, a família dos jovens uma observação detalhada sobre mudanças de comportamento e , por fim, os órgãos responsáveis pela educação de cada país em parceria com a mídia local deverá divulgar campanhas de conscientização e fazer atos que seja de importância para o tema tratado, afinal, como afirmava o célebre filósofo Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação o faz .".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!