O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

Suicídio: Um problema que transpassa o tempo

Apresentada em 428 a. C, a tragédia grega Hipólito, de Eurípides, já demonstrava umas das maiores causas de morte dos jovens no Brasil: o suicídio. A falta de um espaço no qual o adolescente contemporâneo possa definir sua identidade e se reconhecer como sujeito, tanto no âmbito familiar como social, revela um sério problema de saúde pública, pois por trás desse comportamento, há uma série de fatores socioculturais combinados, que culminam numa agressão contra si mesmo.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios. Algum dos fatores desencadeantes para tentativa de suicídio está no contexto familiar, como perdas de vínculos afetivos, violência doméstica ou transtornos mentais que colocam os jovens em vulnerabilidade, visto que na adolescência a busca por referencias pode definir uma razão para a sua existência.

Além disso, a escola como instituição fundamental para formação de um indivíduo, pode fortalecer o comportamento suicida, uma vez que o bullying presente em qualquer escola, está por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescentes. Na tentativa de se encaixar na sociedade o adolescente acaba não adquirindo uma identidade e seu papel no mundo, e passa a não possuir um motivo para existir, em que o suicídio passa a ser a única solução para a sua dor e frustração.

Portanto, se faz necessário solucionar o impasse. Uma vez que o comportamento suicida é um problema de saúde pública, cabe ao Ministério da Educação e da Saúde, estabelecer linhas que conscientizem e estimulem a autoestima dos jovens. Além disso, cabe ao Estado, a construção de centros de terapia que auxiliem adolescentes que apresentem alguma vulnerabilidade emocional que possa culminar em suicídio. Buscando assim, ultrapassar este fenômeno presente desde o inicio da civilização.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!