O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

A perda da mente, a perda da vida

Em tempos de hipermodernidade um problema vem sendo cada vez mais visto no Brasil e no mundo: o aumento da taxa de jovens suicidas. Sabe-se que no Brasil, a faixa etária com o maior índice de suicídios é a de 15 a 29 anos. Se muitos jovens nessa idade estão apenas iniciando suas vidas, porque outros desejam terminá-la tão cedo?

É fato que muitos fatores vem contribuindo, nos dias de hoje, com a sobrecarga mental de adolescentes e adultos, uma delas é a necessidade de realizar várias tarefas com perfeição ao mesmo tempo. "A recusa ao direito de falhar parece ter sido instalada no veículo da modernidade", a fala de Baumann diz muito sobre como os jovens são tratados atualmente, a ideia de que é fácil trabalhar e estudar ao mesmo tempo e não existe o direito de reclamar. Desse modo, é necessária uma flexibilização de horários dessa pessoa, para isso são necessários os programas de incentivo estudantil, para que esse jovem não precise trabalhar para manter seus estudos.

Além disso, outro motivo que cause grande perturbação emocional nessa idade é a falta de compreensão da família e de amigos sobre a descoberta do gênero trans e da homossexualidade. Inegavelmente, a manifestação de fatores, no primeiro momento, não é fácil de lidar, tanto por parte dos familiares, quanto pela própria pessoa. Esse fato foi bem demonstrado na novela "a força do querer", quando o personagem transgênero Ivana opta por sair de casa pela falta de aceitação da família. Entretanto, a acolhida desse jovem por seus entes é de suma importância para manter a felicidade dele e evitar transtornos futuros. Portanto, as pessoas próximas precisam lidar de forma mais receptiva com essa situação, procurando ajuda de terapeutas especializados no assunto que poderão as aconselhar.

Em suma, é necessária uma conscientização da população e uma quebra de tabu sobre esse assunto, isso pode ser realizado tornando o suicídio um caso de saúde pública, fazendo um trabalho eficiente de divulgação do assunto, amparo aos familiares e prevenção para aquele que não conseguiu sucesso nessa ação. Tudo isso a fim de convencer o jovem que sua vida tem mais valor que seus problemas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!