O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

Diálogo: a principal forma para combater o suicídio
Vivemos em uma sociedade onde somos livres para ir e vir, possuindo o livre arbítrio, o qual, infelizmente, é influenciado pela ideia do suicídio. Como dizia o filósofo René Descartes, suicidar-se é fazer mau uso do livre arbítrio. A questão do suicídio, cresce silenciosamente, principalmente entre jovens, os quais estão mais expostos a essa tragédia. O uso da tecnologia e os vários sentimentos reprimidos pelos adolescentes faz com que vários pensamentos, principalmente tristes, como o desenvolvimento de depressão leve-os a cometer atos contra sua própria vida.
Após a Terceira Revolução Industrial, a globalização ganhou impulso e com ela a tecnologia fez-se presente na maioria dos âmbitos sociais, influenciando de maneira agressiva principalmente os jovens. Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma das causas para que se cometa suicídio é ter acesso a meios para conseguir fazer-se mal, entre eles, a internet. O novo jogo que vem fazendo suas vitimas por onde passa, chamado de Baleia Azul, usa de jovens como brinquedos, em que o adolescente é atraído pela curiosidade, pelo desejo de ser mais, de ser lembrado, para um jogo que o desafio final é atentar contra sua própria vida. A maldade humana, a violência vigora em nossa sociedade, em que é necessário ver seres humanos morrerem para a satisfação de outros.
Ademais, a adolescência é a fase em que os sentimentos afloram, os quais tornam-a mais complicada. A OMS, lista também como causas de suicídio, os sentimentos de baixa auto-estima, ocasionando depressão. Os padrões impostos pela sociedade, fazem com que o jovem seja exigido a cumpri-los e se encaixar, caso isso não ocorra será excluído e tratado como diferente sobre os demais. Nesse momento, é necessário falar sobre o suicídio, para que esses adolescentes não optem pelo meio mais fácil de acabar com seus problemas, pois como dizia Friedrich Nietzsche, a ideia do suicídio é uma grande consolação, pois ajuda a suportar muitas noites más.
Em suma, o suicídio é uma forma fácil de lidar com os problemas, é sair deles sem preocupação, porém, é necessário tratar a causa e não somente o efeito. Uma das formas mais eficazes de combatê-lo é enxergar que a depressão é uma doença e que possui cura, devendo procurar profissionais adequados para tratá-la. Diante disso, o diálogo na escola, com campanhas e no ambiente familiar é essencial, mostrando aos jovens, ensinando-os as verdades sobre o assunto e que existem pessoas que podem ajudá-los. Estar atento e conversar abertamente sobre todos os assuntos é o que podemos e devemos fazes, sempre.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!