O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

No livro escrito por Stephen Chbosky, o qual deu origem ao filme "As vantagens de ser invisível", o melhor amigo do personagem principal Charlie, deu fim a própria vida, com a utilização de uma arma de fogo devido estar deprimido. Na vida real, essa é uma realidade semelhante em vista do aumento significativo de jovens que cometem suicídio na sociedade brasileira e no mundo.
Nesse contexto, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos. Apesar da ação desse ato ser complexo em se explicar, é observado que a principal razão do suicídio estar crescendo entre os jovens de 17 a 29 anos, é a depressão. Os motivos são inúmeros, como a dificuldade que os adolescentes têm de lidar com os próprios problemas, ou ainda mesmo, o "bullying". Desse modo, percebe-se que a depressão é o catalisador desse tipo de morte nos dias atuais.
No entanto, os problemas relacionados a isso, estão longe de ser solucionado. De acordo com gráfico de número de suicídios globais, também realizado pela OMS em 2012, países com baixa renda estão mais propícios a terem pessoas que poderão desenvolver a vontade de se matar. Logo, a desigualdade social também influencia no aumento de vítimas em países não desenvolvidos, devido a falta de acesso a saúde relacionado a pessoas com problemas psicológicos.
É imprescindível, portanto, que medidas sejam tomadas a fim de resolverem os impasses. Primeiramente, o Governo Federal, em parceria com universidades públicas que oferecem cursos de psicologia, poderiam levar os alunos deste curso nas escolas, oferecendo suporte aos jovens que sofrem algum tipo de problema pessoal, depressão e até mesmo o "bullying", com o intuito de diminuir os índices de suicídio no país. Os pais, por sua vez, devem se atentar melhor nas mudanças de comportamento dos filhos, tal como mudanças repentinas no humor, tristeza, queda nas notas, entre outras coisas. Pois, esses fatores podem ser indicativos de depressão, e a atenção dos pais nisso, pode influenciar, significativamente, na diminuição gradativa dos atos de suicídio entre os jovens do Brasil e do mundo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!