O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

CORREÇÃO DE REDAÇÃO
Correção de RedaçãoRedação Corrigida
comprar créditos
0
créditos
Sua redação não foi corrigida. Aguarde para obter sua nota.
REDAÇÃO ENVIADA - 27/04/2017

Depressão e suicídio na população brasileira
Leia a proposta de redação
Muito se tem discutido sobre os efeitos da depressão e do suicídio na população brasileira. Segundo a Organização Mundial da Saúde o Brasil é o país com maior índice de depressão na América Latina e o suicídio é a segunda maior causa de mortes no mundo. Segundo especialistas, 90% das tentativas de suicídio podem ser evitadas se os transtornos que levam a esse quadro forem diagnosticados previamente e o devido tratamento for efetuado.
A depressão é uma realidade que assola uma parcela significativa da população brasileira. Esse transtorno mental é responsável pela incapacitação dos que sofrem com essa síndrome, provocando cansaço para atividades cotidianas, desânimo, apatia, medo, insegurança, sentimento de fracasso podendo chegar até a casos mais graves como o desejo de tirar a própria vida. Segundo especialistas com o diagnótico do transtorno feito previamente muitas tentativas de suicídio podem ser evitadas. Para isso, a divulgação da informação sobre os sintomas da depressão e suicídio são de suma importância para auxiliar a procura de tratamento psquiátrico.

A depressão e o suicídio ainda é muito estigmatizado havendo muito preconceito sobre o tema na sociedade. Em muitos casos os transtornos são banalizados e vistos com descaso. Esse quadro contribui para que as vítimas se retraiam e não procurem ajuda, dessa forma é de importância a conscientização da sociedade à cerca desse problema. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria os suicídas ao passo que desejam tirar a própria vida, procuram ajuda. Frases como "queria nunca ter nascido", "e se eu morresse?", "queria não existir" são sinais claros de pensamentos suicídas e pedidos de socorro. Sendo assim, a sociedade deve estar em alerta para auxiliar essas pessoas e precaver essas tentativas, não repreendendo-as, excluindo-as e desmerecendo-as, pois o preconceito agrava a situação reforçando o sentimento e incompreenção e solidão, podendo servir até mesmo como "gatilho" para as tentativas de suicídio dessas pessoas.

Em virtude dos argumentos supracitados para diminuir as taxas de suicídio no Brasil é de suma importância que medidas sejam tomadas para a prevenção, sendo esse o diagnostico precoce da principal via para esse quadro, a depressão. Para isso, seria interessante que os veículos de informação divulgassem e incentivassem através da propaganda a procura de ajuda de tratamentos e profissionais especializados além de divulgar amplamente a ONG Centro de Valorização a Vida, organização que atua com prevenção ao suicídio e atende a gratuitamente a todos os que sofrem do transtorno via telefone, email ou chat. Seria interessante também que os veículos midiaticos reforçassem o debate dentro da sociedade à cerca desses transtornos com o objetivo de desmistificar e desconstruir o preconceito em cima da depressão e do suicídio, trabalhando com a divulgação de que o acolhimento, auxílio e compreensão da sociedade é de suma importância para a prevenção do suicídio dessas vitimas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!