O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

Suicídio: Um Problema de Saúde
Hannah Baker, a protagonista da série americana 13 razões, narra por meio de fitas os motivos que à levaram a morte, fora da ficção diversas pessoas se identificam com os relatos da personagem, já que segundo a OMS, no mundo o suicídio é a segunda maior causa de morte entre os jovens. Questão, que em países desenvolvidos é tratada como problema de saúde pública, no Brasil não se discute agravando esse quadro.
No século XVIII, com a publicação da primeira obra literária do gênero romântico houve relatos de inúmeros jovens tirando a vida inspirados pela história de amor mal sucedida, entretanto, no presente não é tão diferente, o publico juvenil ainda é influenciado- por outras mídias- à procurar a morte, um exemplo é o jogo baleia azul onde ao final o jogador deve se matar, todavia apesar do impacto do mamífero colorido pouco se vê á respeito nas mídias tradicionais.
Sendo assim, esse problema restringe-se apenas as redes sociais e a internet, a partir daí campanhas como o setembro amarelo surgem oferecendo ao internauta uma terapia virtual, porém, vale ressaltar que é corriqueiro não haver um profissional de saúde capacitado por trás dos perfis que recebem esses desabafos acarretando em um aumento do problema.
Outrossim, ao não reconhecer o suicídio como algo prejudicial à população, campanhas de prevenção, como as usadas no trânsito principal causa de morte entre jovens, não existem para alertar sobre esse problema de saúde que é a segunda maior cauda de morte na juventude.
Portanto, para que aja discussão sobre o tema é necessário reconhece-ló como questão de saúde pública, as mídias em geral devem expor as questões e se ater a isso, para que não ocorra risco de agravamento causada pela falta de profissionais capacitados. O Estado deve instituir por meio do ministério da saúde campanhas de prevenção nas escolas, universidades e empresas voltadas principalmente para o público jovem que é o mais afetado, abrir canais que possibilitem apoio a quem tenha ideias suicidas. Criar parcerias entre profissionais da saúde, para que esses criem nas redes perfis que possibilitem um maior acesso a cuidados e apoio profissional, porque, como disse Arthur Lewis investir na educação possui retornos garantidos, investir na saúde também traz grandiosos retornos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!