O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

Entre os séculos XVI e XIX, época em que o território brasileiro era colônia do império português; o suicídio era comum entre os negros escravizados, pois era preferível morrer a viver na degradação e humilhação humana. Nesse contexto, é possível afirmar que o suicídio tornasse uma prática para tentar escapar da realidade na qual se está inserida. Assim, convém discutir os possíveis motivos que levam um jovem a dar fim a própria vida.
De acordo com o filósofo Aristóteles ?o home é um ser social?. Logo, necessita de pessoas ao seu redor para sobreviver; e na adolescência, no início da puberdade, o desejo por ter amigos, alguém para se relacionar tende aumentar. Entretanto, a existência da rejeição por parte da sociedade vem se tornado frequente, principalmente, nas escolas. Conforme o jornal Folha de São Paulo, 7,2% dos jovens sofrem bulliyng no ambiente escolar. Em consequência cresce significadamente o número de adolescentes de 15 a 29 anos que se suicidam. Por que, as agressões e palavras de ódio trazem em sua trajetória o poder de uma lâmina afiada.
Aliado a isso, Há também, a não aceitação da orientação sexual. O exemplo disso, foi o caso do matemático Allam Turring, famoso por desvendar os códigos nazistas durante a segunda guerra mundial, e logo após, caiu em desgraça e se suicidou quando descoberto homossexual. O medo dos obstáculos que se encontra frente à sociedade como a homofobia, contribui para o isolamento, depressão e comportamentos suicidas,. Por isso, medidas são necessárias para solucionar o impasse.
Para Mahatma Gandhi ?o futuro dependerá daquilo que fazemos no presente?. Portanto, o suicídio deveria ser tratado com um problema da saúde pública brasileira. O Governo Federal e o MEC precisam nas escolas públicas e privadas promover atividades em que haja a participação de todos os alunos, por exemplo, o vôlei bool, visto que, essa modalidade esportiva proporcionar aos estudantes um trabalho em equipe em busca de um objetivo, isso, na intenção de promover a interação e companheirismo entre todos, para que o isolamento e falta de amigos, que tem alguns jovens, deixe de existe. Ademais, precisará criar centros de atendimento online, para que os estudantes quando sofrerem agressões ou bulliyng possam ,anonimadamente, denunciar o agressor, e a secretária educacional possa tomar providencias , como suspensão ou reeducar esse aluno, infrator, mostrando a ele, através de aulas extras, a importância do respeito com o semelhante, no intuito que essas atitudes, paradoxais, sem sentido, diminuam ou deixem de existe. Os pais serão de extrema importância se, diariamente, manter um dialogo com o seu filho, perguntando como foi o dia, se estar tudo bem. Embora essas conversas sejam pequenas atitudes, os responsáveis poderão, se houver algo de errado com seu filho, tomar atitudes cabíveis mudando o alunos de escola, ou contratar um psicólogos para consultas semanais.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!