O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

São observados atualmente, no Brasil e no mundo, resquícios provenientes da segunda geração do Romantismo brasileiro, a mal do século. Vários são os atos que corroboram para a maior ?fuga da realidade? de todas, o suicídio. Em sua maioria, a camada da sociedade mais propensa a esta, é a juvenil, e dentro desta, os homens. É possível relacionar esse tipo de atitude a uma das maiores contradições que observa-se na Globalização, a de ?tornar os excluídos cada vez mais excluídos? em detrimento dos avanços tecnológicos desenfreados proporcionando que a miséria torne-se de uma amplitude ainda maior.
É possível atribuir a falta de diálogo entre pais e filhos à Modernidade Líquida, definida por Zygmunt Bauman como a fluidez entre as relações no dia a dia; o próprio desapego. Esta, torna-se fator de extrema relevância ao tratar-se da não observação de mudanças comportamentais dos filhos, pois, no mundo atual quase não há tempo até mesmo para as relações familiares, que foram fragmentando-se ao decorrer dos anos, proporcionando assim, a maior taxa de ocorrências de suicídio, onde em sua maioria atingem a população juvenil, entretanto não deixam de ocorrer nas demais camadas da sociedade.
A causa de todos os suicídios é social, assim afirmou Émile Durkheim para explicar sua teoria: o ?Fato social?. Este por sua vez, depende intrinsecamente da generalidade, exterioridade e da coercitividade, para assim ser considerado um fato social. O suicídio deriva de causas totalmente sociais, ou seja, nunca parte de uma vontade aleatória do indivíduo, há sempre fatores exteriores presentes na sociedade que corroboram para a tomada de tal decisão, como por exemplo, o bullying virtual ou não, as intolerâncias,as não aceitações e muitas vezes a própria exclusão proveniente da globalização, proporcionam cada vez mais o aumento desenfreado de tais índices.
Sendo assim, torna-se evidente que a complexidade do problema é maior do que imagina-se, fazendo-se necessário o trabalho em consonância das diversas camadas e órgãos da sociedade. Os Estados devem investir em campanhas que conscientizem os indivíduos e lhes forneçam ajuda profissional, os jornais e a televisão devem informar e retratar de assuntos referentes ao tema, tendo em vista seu poder de persuasão, família e escola devem ser a primeira instância de ajuda aos indivíduos, tendo em vista ser a ?base? dos mesmos. Tornando assim possível, por meio das inúmeras inovações e avanços da sociedade, extinguir o mal presente na geração ?Mal do século?.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!