O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

Na idade média o suicídio era visto como algo extremamente desonroso, sendo até considerado um crime eclesiástico para com a alma e o corpo, de certa forma, tal pensamento prevaleceu no mundo contemporâneo. A escritora Clarice Lispector, uma das mais famosas no Brasil, defende em uma de suas obras, que ?O que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo?, mostrando assim, uma breve herança daquele pensamento da idade média. No entanto, apesar de ser visto como tal, os índices de casos de suicídios se mostram absurdamente altos, tornando-o assim, um importante tema a ser debatido atualmente.
Tais índices de suicídio se tornam bem maiores nas faixas etárias entre 15 e 25 anos, essa geração sofreu uma mudança abrupta no estilo de vida, comparado as gerações anteriores, isso devido à grande revolução computacional, que segundo a Lei de Moore, elaborada pelo físico e químico Gordon Moore, Ph.D pela universidade da Califórnia, dobra seus limites a cada 18 meses. Hoje em dia, tais avanços permitem que uma vida inteira seja simulada virtualmente, levando assim, a um grave isolamento social, que deve ser seriamente discutido, pois oferece um refúgio a jovens que se sentem deslocados socialmente, podendo dessa forma levar posteriormente a uma depressão e consequentemente a um suicídio.
Por outro lado, o avanço computacional, além de poder gerar em alguns casos esse isolamento social, em outros podem gerar uma exposição excessiva da vida pessoal, através das redes sociais. Esse tipo de costume já é marca evidente da cultura contemporânea e está se tornando cada vez mais comum as postagens e registros de cada ação do cotidiano. Entretanto, pessoas más intencionadas podem utilizar esses meios para difamar e denegrir a imagem de outras, como no caso da garota de 16 anos da cidade de Veranópolis, que suicidou em 2013, após ter suas fotos íntimas divulgadas nessas redes sociais.
É evidente que o avanço computacional é de extrema importância para o futuro da humanidade e deve trazer diversos benefícios. Todavia, ele deve vir em paralelo a ações socais que auxiliem as pessoas na adaptação desse novo estilo de vida, portanto, a difusão de clubes como o Interact Club, patrocinado pela ONG Rotary International, é bastante crucial por trabalhar no meio jovem importantes temas como companheirismos, ética, solidariedade e liderança. A mídia em parceria com Youtubers, que estão mais presentes entre os jovens, também devem trabalhar através de campanhas que enfatizem o papel importantíssimo que um bom convívio social pode proporcionar e lembrar a esses jovens sobre a atuação da família em casos de isolamento social. Dessa maneira, trabalhando o avanço tecnológico e a parte social, o medo de Albert Einstein de que a tecnologia ultrapasse a interatividade humana, não será realizado de maneira alguma.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!