O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

Na serie "13 reansons why", Hanna é uma adolescente enfrentando os problemas presentes na escola, logo, começa a pedir ajuda indiretamente para as pessoas de seu convívio, porém, não percebem a necessidade de atenção que ela precisa, levando-a a cometer suicídio. Já fora da série, tirar a própria vida não deixa de ser uma realidade, visto que, de acordo com os dados estatísticos há picos dramáticos entre a população de 10 a 25 anos em países de baixa renda.

Nota-se que principalmente durante a fase escolar, os adolescentes estão cometendo suicídio pois sentem-se perdidos, desamparados, sem motivos para viver, sofrem bullying, muitas vezes algum tipo de violência física dentro de casa ou na escola, passam por decepção com amigos e amorosas, infelizmente todos os jovens passam pela maioria desses problemas. Com a facilidade do acesso à internet e redes sociais os adolescentes estão procurando ajuda para resolver seus problemas online, assim, ficam vulneráveis às armadilhas virtuais, recebem convite de jogos que prometem acabar com o sofrimento, por exemplo o jogo russo "baleia azul" propõe 50 desafios cruéis que finaliza desafiando o jovem a cometer suicídio.

Contudo, o problema está longe de ser solucionado, os pais não estão dando atenção necessária para os seus filhos, muitas vezes por pensar que as mudanças de humor e comportamento são para chamar atenção, comportamentos normais da idade, então, acabam deixando passar os pedidos de ajuda despercebidos. As escolas não oferecem a informação necessária para que os alunos entendam que há uma psicóloga no ambiente escolar que está à disposição para ajudar as crianças e adolescentes em qualquer tipo de problema tanto dentro da escola quanto fora e em ambiente familiar.

Medidas são necessárias para resolver o impasse, o MEC deve inserir palaestra nas escolas junto ao Ministério da Educação, psicólogos e coordenadores para que os alunos e pais vejam o quão é normal os problemas na adolescência e que possuem apoio interno no ambiente escolar que vão ajuda-los a passar por essa fase, conscientiza-los de que cometer o suicídio como vingança é um ato egoísta e que destrói a estrutura de toda a família. Os pais devem filtrar os sites que seus filhos acessam, conhecer os amigos que convivem, manter um diálogo diariamente com os filhos para que os pedidos de ajuda não passem despercebidos, prestar atenção nas mudanças de humor e atitudes de seus filhos e quando necessário leva-los ao psicólogo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!