O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

Bullying, falta de atenção dos pais, preconceito, depressão, solidão. Esses são alguns dos motivos que levam o jovem a cometer o suicídio no Brasil e no mundo. Muitas vezes é difícil imaginar que tal pessoa seja capaz de cometer um ato como esse, mas os sinais nem sempre são levados em consideração, o pedido de ajuda não é atendido e, assim, o suicídio aparece como sendo a única saída. Dessa forma, a família juntamente com a escola e a mídia deve buscar maneiras para o autocídio não ser uma solução.
A famosa frase "Suicídio é coisa de gente rica" vai de encontro as estatísticas atuais, que apresentam uma grande quantidade de crimes contra si mesmo nos países pobres. A condição que se vive pode ser determinante para o suicídio, como também, a falta de atenção. Os pais estão cada vez mais distantes de seus filhos, o trabalho acaba sendo sua prioridade e a família é deixada de lado. A maioria dos familiares que perdem os seus entes queridos para o suicídio, não sabem o porquê,
A fase da adolescência é mais propícia para o autocídio, é nela que muitos jovens estão se descobrindo e passando por várias mudanças, seja ela física ou mental. É nessa fase, que tudo acaba sendo motivo de piada e diversão, e isso acarreta uma série de coisas, como a exclusão. O fator psicológico deve ser levado em consideração ao tratar do suicídio, pois é ele que acumula diversos pensamentos, inseguranças, medos e tudo isso pode levar uma pessoa ao ato de matar a si mesmo.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. A prevenção deve ser cultivada. Diante disso, a família e a escola podem promover uma série de debates juntamente com profissionais, como psicólogos, que possam dialogar com os jovens e mostrá-los que há outros caminhos e o suicídio não é um. A mídia, como meio influenciador, deve abordar esse assunto com mais nitidez em programas e novelas, destacando sempre como reconhecer os sinais e como ajudar as pessoas que os transmitem.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!