O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

Suicídio é a desgraça ou ruína causada por ação do próprio indivíduo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), tirar a própria vida é a segunda principal causa de morte em todo o mundo para pessoas de 15 a 29 anos de idade. A depressão e o bullying são as principais causas de autoquíria.
Na adolescência existem momentos especiais de definições na área da sexualidade, da profissionalização, da família, podem convergir alguns desafios, aos quais nem todos os jovens podem responder de forma positiva, ocasionando sofrimento psíquico e determinando o surgimento de psicopatologias.
A violência causada pelo bullying não se relaciona, meramente, aos maus-tratos à vítima, vai além, a ação reiterada do bullie (agressor) pode acarretar o suicídio da vítima. Os danos, por exemplo, vão desde o medo e pânico de ir à escola, as faltas sistemáticas dos alunos, segundo uma pesquisa desenvolvida pela National Association of School Psychologists, apenas nos Estados Unidos, cerca de 160 mil estudantes deixam de ir para a escola, diariamente, por causa do bullying.
Somados os argumentos apresentados, pode-se inferir, portanto, que a depressão e o bullying dificultam a erradicação do suicídio dos jovens no pais. Para que essa erradicação seja possível, é necessário que o Estado disponibilize psicológicos nos postos de saúde e que o suicídio passe a ser visto como uma questão de saúde pública. Outra medida é a criação de uma lei que defina todas as instituições brasileiras com acompanhamento psicológico, tendo em vista que para prevenir tem que atuar.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!