O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

A série "Os 13 Porquês" retrata os motivos que levaram a protagonista a tirar sua própria vida, sendo eles o bullying, o abuso sexual e o assédio. Fora das telas, não são encontradas condições diferentes, já que o suicídio é uma das maiores causas de mortalidade juvenil. Apesar de haver em pauta diversas formas de combate, como a própria terapia, percebe-se que não têm sido suficiente, o que passar a ser necessário discutir as causas para tal panorama atual.
As pressões sociais trazem consigo uma grande incidência de suicídio, a saber, no mundo este é o segundo maior pivô da fatalidade entre jovens segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil se revela como terceiro, ao passo que aumenta caso o indivíduo seja do sexo masculino e persiste entre gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Nota-se que a escolha de carreira, extrema masculinização do homem atual e a opção sexual corroboram para a propensão à escolha de autocídio como forma de escape aos moldes sociais obrigatórios.
Além disso, a banalização das doenças mentais são notadas em todas as esferas de comunicação, como redes sociais, isto é, a falta de reunião de esforços por parte do Ministério da Saúde e dos próprios constituintes da sociedade acabam por isentar o indivíduo portador de opções que poderiam ajudá-lo, já que, segundo a OMS, 90% dos suicídios acontecem entre doentes mentalmente e 75% destes não obtêm o tratamento adequado.
Dessa forma, a necessidade discussão do aumento nos índices de autocídios no mundo e no Brasil é validada de forma a combatê-los e extinguí-los. Portanto, é imprescindível que haja discussão familiar e escolar objetivando o diálogo e o aconselhamento em relação às pressões presentes no cotidiano do infantojuvenil por meio de palestras, compartilhamento de histórias passadas presentes na família e divulgação de ONGs que possam ajudar, como o Centro de Valorização da Vida (CVV). Já a mídia, em colaboração com a escola, deve conscientizar constantemente toda a camada populacional em relação as causas e efeitos das doenças psíquicas por meio de propagandas de TV, redes sociais, YouTube, de forma a evitar a banalização e exclusão daqueles portadores de transtornos. É de extrema importância que a sociedade construa seu senso em relação ao panorama atual em problemática para que, finalmente, o suicídio possa ser discutido e, assim, deletado como uma das principais causas de mortalidade entre os jovens.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!