O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

A obra “O Suicídio” de Durkheim descreve o fato social crescente e coercitivo acerca das solidariedades orgânicas. Segundo Émile, o autocídio ocorre perante o sentimento de não pertencimento do indivíduo em uma determinada sociedade, culminando a incapacidade de exercer seu papel social. Nesse aspecto, o Brasil apresenta elevados índices de suicídio entre jovens, causados pela coerção exercida sobre eles, seja pela excelência acadêmica, seja pela vida profissional.


 Primeiramente, ressaltar os números de pesquisas acerca do assunto se faz necessário, divulgações da Unifesp indicam um crescimento de 24 % na taxa de atentados contra a vida perante a população mais jovem. Visto que, tais números estão ligados a exigência da exerção perfeita do papel social impulsionados pela desigual estratificação social, onde as classes inferiores são assoladas por cobranças demasiadas sem terem o meio efetivo para sana-las, pois, a educação pública brasileira é precária. Logo, a maior parte da população brasileira se vê tensionada e sem saída podendo adoecer psicológicamente.


 Em segunda análise, o suicídio é tratado como um ato imoral pela maior parte da população brasilera, sendo um tabu. Como consequência, tal concepção só acentua o preconceito a respeito do assunto, moldando e agravando o sentimento despersonalizante daqueles que cogitam realizá-lo. É evidente a necessidade de oratória sobre a temática, uma recomendação da própria OMS.


 Portanto, é necessário uma urgente intervenção. Desse modo, os meios de comunicação devem promover a desmitificação do suicídio, por meio de comerciais, documentários, novelas, com a pretensão de reduzir estereótipos ao representar a seriedade de desordens psicológicas. Do mesmo modo que o Ministério da Saúde deve agir sobre instituições estudantis, públicas e privadas, promovendo uma instauração local de profissionais da saúde, visando diminuir o autocídio por meio de atendimentos individuais e campanhas de prevenção. Logo, o número de incidentes tenderia a regredir.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!