O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

Na série, " 13 Reasons Why", a protagonista Hannah Baker encontra no suicídio uma forma de livramento após sofrer vários ataques psicológicos dentro da escola onde estudava. Fora da ficção, os jovens ainda encontram o suicídio como uma forma de libertação, assim, causando o aumento das taxas desse problema de saúde pública. Tal problemática é agravada ainda por problemas mentais como depressão e ansiedade, e a falta de debate sobre o embróglio. 


 


Dentro desse cenário, é importante destacar que o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens, ficando abaixo apenas de acidentes de trânsito.De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, sendo no Brasil a taxa de 6.9 casos para cada 100 mil habitantes. Além disso, sabe-se que são inúmeros os fatores para esse problema, como ato impulsivo da raiva e do desespero, entretanto, o quadro depressivo dos jovens é o maior condutor para este problema, pois, a depressão é uma doença psíquica que desistimula, entristece e diminue a autoestima de um indivíduo. Cabe ressaltar também como condutores para induzir os adolecentes a essa doença, as comparações irreais em redes sociais, a sexualidade, pois, muitos estão passando pela fase de descoberta e não sabendo lidar com a situação, os abusos, o uso de drogas, e o preconceito da sociedade.


 


Cabe mencionar, em segundo plano, a falta de conhecimento populacional sobre a problemática, pois, uma porcentagem da sociedade, ainda trata essa questão como uma forma de "chamar atenção" ou "frescura". Visto que, a realidade não é essa, pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que, a cada 40 segundos uma pessoa tira sua vida todos os anos no mundo. A campanha "Setembro Amarelo", é uma das formas encontradas para a propagação de informações verídicas sobre o conteúdo, foi criada depois que Mike Emme, tirou sua vida aos 17 anos, em 1994. Porém, muito ainda pode ser feito para a melhoria desse impasse.


 


Evidencia-se então, a necessidade do Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), em reduzir os índices do suicídio, por meio de projetos para a construção de lugares em todo território Nacional, sendo chamados de, "Casa para Todos", onde estariam 24 horas disponíveis psicólogos e psiquiátricas, para escutar as pessoas que precisam, podendo ser um local que comunidade se reúna em rodas de debates, para compartilharem sentimentos, momentos e superações, podendo receber o devido tratamento gratuito, também, promovendo campanhas educativas, com finalidade de levar conhecimento para a sociedade, conseguindo mostrar aos indivíduos que o suicídio é a alternativa errada a seguir. Solucionando assim, os desafios dessa barreira social.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!