O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

    Na série da Netflix "Os 13 porquês", de 2017, contou-se a história da jovem "Hannah Backer", que cometeu suicídio e gravou fitas contando todos os motivos que à levaram a tal ato. Fora das telas, a realidade não é muito diferente da retratada na série, já que milhares de jovens se suicidam no Brasil e no mundo por motivos diversos, como bullying e à relação conturbada entre pais e filhos nos tempos atuais.


    Antes de tudo, cabe mencionar que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é o segundo fator que causa mais mortes de adolescentes, sendo a primeira, acidentes de carro. Além disso, 40% desses suicídios são motivados pela questão do bullying, principalmente nas escolas. O que acontece é que à adolescência já é um período de desconforto e inseguranças  com o corpo e personalidade, e os que possuem características padrão, como um corpo magro e uma pele sem acne, têm o pensamento de que é de direito deles apontar e criticar tudo o que é diferente e, consequentemente, sendo um gatilho para aqueles que já possuem algum pensamento suícida. 


    Sob esse viés, também é válido mencionar que um outro grande motivo para o suícidio dos jovens é a relação conturbada com seus pais. Numa pesquisa divulgada pelo portal de noticias g1, onde foram ouvidas pessoas de 14 à 21 anos, 60% alegaram já ter sofrido algum tipo de agressão física ou verbal de seus pais. Com isso, fica claro que essa hierarquia de tratamentos na qual os pais tratam os filhos como querem e os filhos não recebem o respeito devido, acaba trazendo consequências duradouras a eles, como depressão, ansiedade e vontade de tirar à própria vida.


    Portanto, é dever do Estado adotar medidas que almejem o fim desse problema. Para tanto, é necessária a realização de campanhas contra o bullying nas escolas por meio dos próprios alunos que já sofreram com esse tipo de problema, pois mostrarão as consequências desse ato em suas vidas e, futuramente, alcançar a diminuição nos indices de bullying e suícidio, já que foi trabalhada a empatia dos que o cometem.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!