O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

  Na série "13 Reasons Why", é narrada a vida de Hannah Baker, jovem que tirou sua vida após sofrer ataques virtuais que abalaram o seu psicológico. Na obra, mesmo a família abrindo uma ação judicial, nada foi feito contra os criminosos. Semelhantemente à ficção, a questão do suicídio entre os jovens no Brasil e no mundo é causada pela ineficácia estatal. Esse cenário nefasto deriva da impunidade jurídica e do pouco aparelhamento moderno.



   Em primeiro plano, é do saber público que o Judiciário tem sido ineficaz no cumprimento da lei. De acordo com dados do Ministério da Justiça, cerca de 76% dos processos relacionados a crimes cometidos na internet que ocasionaram o suicídio de alguém acabam sendo arquivados, pois o anonimato dos bandidos que atuam on-line nunca é descoberto, uma vez que esses utilizam uma tecnologia superior a usada pelos órgãos de investigação, como a Polícia Federal, PF. Desse modo, os criminosos são imersos em um mundo de impunidade, em que seus crimes jamais serão punidos, algo grave, em especial para as famílias que perderam um ente querido devido ao trabalho criminoso realizado na Web, pois a população tem seus direitos de segurança e integridade comprometidos. 



   Em suma, está o ínfimo e pouco moderno maquinário de investigação pública. Segundo relatório do Ministério da Ciência e Tecnologia, MCT, a verba destinada ao setor de modernização dos aparelhos virtuais da polícia brasileira é menor que os insumos destinados a esses setores por países como França, o que é irracional, visto que o Brasil tem dimensões continentais. Dessa maneira, a polícia fica impossibilitada de investigar e levar a julgamento os responsáveis diretos pelo fim prematuro da vida dos jovens brasileiros. Com isso, os cibercriminosos ficam livres e ocasionam o suicídio de mais jovens, o que compromete o futuro da nação. 


 Por isso, a fim de acabar com o suicídio juvenil, o Congresso Federal, por meio de proposta de lei, deve criar programas que aumentem o valor financeiro destinado à PF, a fim de que seus aparelhos e métodos de investigação sejam modernizados e a lei possa ser cumprida em todo o território nacional. Feito isso, o Brasil tornar-se-ia um país em que os jovens teriam suas vidas seguradas, os criminosos seriam condenados e casos tristes como o de Hannah não seriam uma realidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!