O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

SUÍCIDIO ENTRE JOVENS


 


 Na série norte-americana “13 Reasons Why”, uma jovem, Hannah Backer, antes de falecer, grava treze fitas cassetes, as quais são destinadas as 13 pessoas que provocaram acontecimentos traumatizantes na vida da personagem, nos quais, tais circunstâncias provocaram o suícidio da garota. Fora de ficção a realidade apresentada não é diferente, visto que, entre os vários fatores que tem causado um adoecimento mental, a depressão tem sido uma figura perigosa. Desse modo, o combate ao suícidio entre os jovens, é um desafio que deve ser enfrentado pela sociedade civil e pelo estado com mais cautela.


É importante ressaltar em primeiro plano, que a constante pressão pisicólogica que a maioria dos jovens sofrem, como, em ter uma vida bem sucedida, tem provocado um agravamento nos transtornos mentais, já que, tais doenças são tratadas como uma “forma de chamar atenção”, e junto com essa visão neutra da maioria das pessoas, os adolescentes, tornam-se, cada vez mais frágeis. Visto que, a realidade não é essa, segundo a Organização das Nações Unidas-OMS, o suícidio é a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 19 anos. Desse modo, a importância e a necessidade de tratar a saúde mental com mais prioridade.


 Cabe mencionar em segundo plano, que as comparações irreais e inalcansavéis de vida perfeita, que as redes sociais exibem, acabam se tornando uma vitrine de vida “Bela”, criando uma falsa imagem da realidade. Por conseguinte, os jovens se frustam, e criam obstáculos em suas vidas, a falta de empatia que a sociedade tem, junto com os tabus e os preconceitos, que causam uma falsa imagem de vitimismo, sendo q se trata de algo muito sério. Segundo o sóciologo Zygmunt Bauman “vivemos em tempos líquidos”, as quais, as relações são frágeis, e se assemelham pela vulnerabilidade social.


 Nesse sentido, torna-se evidente, Portanto, a importância do Ministério da Educação-MEC, em disor por meio da inclusão de aulas interdisciplinares sobre saúde mental nas escolas, para motivar o bem-estar. Ademais,  promover a conscientização, por meio da mídia, como o setembro amarelo, através de ações de controle e ajuda, como bate-papo com profissionais da saúde, só assim a sociedade avncará

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!