O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". A partir deste trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, percebe-se que o suicídio é um obstáculo no desenvolvimento dos jovens. Por se tratar de um assunto bastante relevante, é indubitável que essa problemática precisa ser analisada de maneira mais séria nos dias atuais. Isso se evidencia não só pela ausência da socialização, mas também o aumento dos números de casos na sociedade contemporânea.
Primordialmente, vale destacar que perante a Aristóteles, "o homem é um ser político", isto é, é essencial a socialização dos indivíduos para viver em harmonia. De acordo com a Constituição Federal, promulgada em 1988, legitima-se que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar os jovens. Porém, na prática, maior parte dos casos possui motivos da ausência de companhia. Logo, é necessário que haja uma maior participação tanto familiar quanto social entre todos os indivíduos, principalmente, para quem busca se isolar no cotidiano.
Outra preocupação constante, é o avanço do número de pessoas que cometem suicídio no século XXI. Mediante ao OMS (Organização Mundial da Saúde), 800 mil casos de autocídio são registrados por ano, e, é a segunda causa de morte em toda a população mundial entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. Outrossim, em conformidade com o filósofo Maquiavel, "Não há nada mais difícil ou perigoso do que tomar a frente na introdução de uma mudança". Dessa maneira, é indiscutível que a sociedade atual precisa de novas políticas públicas para que assegure a vida.
Ao parafrasear Drummond, para que essas pedras sejam retiradas do progresso na vida dos jovens, destarte, ações corretivas é fundamental. Portanto, urge que o Governo Federal em união com as instituições façam acompanhamento com os alunos de escolas públicas e privadas por meio de exigência de cargos de psicólogos, com o intuito de ajudar os jovens a superarem os desafios que o mundo proporciona durante seu desenvolvimento. Somente assim, com a maior presença de psicólogos, das famílias e a inserção na sociedade, tenha a mudança necessária para a prevenção da existência desses cidadãos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!