O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

A série 13 Reasons Why, relata a história da jovem Hanna Becker, que aos 17 anos de idade, cometeu o suicídio, fazendo com que a trama girasse em torno dos possíveis motivos que a levaram a tomar tal atitude. Atualmente, a realidade não fica longe desta ficção, visto que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cresceram os casos de suicídios do Brasil, sendo dois dos principais motivos, os fatores sociais e psicológicos.
Em primeira análise, há uma grande influência das crises existenciais em um país, como políticas e econômicas que podem refletir em problemas financeiros que atingem a família desses jovens. Outrossim, deve-se aos processos de desenvolvimento, como exemplo, no Japão o maior índica de suicídio ocorre no final do ano letivo, pois os alunos com um desempenho pouco satisfatório, não aguentam a pressão da sociedade. Fatos como estes, são classificados como suicídio anômico, para Durkheim, pois são caudados por "patologias" sociais.
Ademais, o fator mental também entra como um perigoso gatilho para optar por tal ação. Transtornos psicológicos como, ansiedade, depressão e abalos causados por abusos sexuais, estão cada vez mais presentes na vida dos jovens e adolescentes, que precisam de ajuda de especialistas para enfatizar que tirar a própria vida, não é a única saída.
Como consequência a crescente dos casos, torna-se evidente que um dos principais fatores que ajuda na persistência do problema, se analisa pelo exemplo de que esse assunto ainda é um tabu para a sociedade e o resultado disso é que a juventude fica vulnerável a cair em armadilhas, como o programa Baleia Azul, que desafiam seus participantes a se mutilarem ou até mesmo tirar sua própria vida.
Logo, para a resolução da problemática em questão, faz-se necessário que o Ministério da Educação intervenha promovendo palestras com psicólogos nas escolas, expondo alternativas para combater e saber lidar com os motivos quem levam pessoas, como Hanna, a cometerem o suicídio. Ademais, jovens e adolescentes podem recorrer a canais telefônicos como 188, que presta apoio imediato para esses fins, porém o mesmo deve ser mais divulgado para a população. Sendo assim, tais ações resultaram em uma expressiva diminuição dos casos de suicídio das pessoas nesta faixa etária.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!