O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

Em sua obra ??O suicídio?? Émile Durkheim, afirma que o suicídio era um fato social, o que significava postular que esse fenômeno possui causas sociais. Dessa maneira, é notável que os fatores socioculturais em nossa sociedade tenham aumentado o número de suicídio entre os jovens brasileiros. A falta de uma estrutura familiar e os problemas na escola podem ser consideradas uma das principais causas desse ato.
De acordo com a Organização mundial de saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de morte de jovens no mundo, tendo como um dos principais motivos os fatores sociais que o individuo vive. Por isso, a falta de tempo dos pais, faz com que muitos não notem a diferença no comportamento dos filhos. Estes que podem estar lidando com problemas como depressão ? que pode ser desencadeada pela ausência dos pais, pela aceitação da sexualidade e por problemas na escola, entre outros. Com isso, muitos jovens que não obtém ajuda acabam pondo o fim em sua própria vida.
Além da ausência parental, uma das causas que desencadeia tentativas de suicídios é o bullying na escola, que pode causar problemas mentais como depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos. Essa causa é de difícil percepção, pois, nem sempre o corpo docente da escola e os pais notam esta intimidação que ocorre entre alguns alunos, e esses que sofrem com o bullying, muitas vezes não recorrem à ajuda na escola ou em casa. Desse modo, os jovens ao enfrentarem esse problema e não recorrerem a ajuda tendem a ter pensamentos suicidas.
Em suma, as causas sociais que levam o individuo a cometer suicídio são inúmeras, mas as principais podem ser amenizadas. Com o Ministério da Educação e o Ministério da saúde trabalhando em conjunto, podem-se realizar projetos nas escolas que incluam palestras motivacionais e que haja um psicólogo na escola para que os alunos que necessitam de ajuda possam ter um acompanhamento, para que se possa reduzir os sanar os seus problemas. O projeto também pode abranger a comunidade, para que os pais sejam envolvidos de forma que ambas as partes saiam beneficiadas, e que se minimizem obstáculos futuros. Desse modo, podemos ter uma diminuição no número de suicídio dos jovens brasileiros, resolvendo os fatores sociais que envolvem as causas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!