O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

O suicídio é o ato de matar a si mesmo, e entre as suas causas mais comuns estão a depressão, abuso de drogas e álcool, violência sexual, violência doméstica, bullyng, etc. A adolescência é o período de descobertas, alegrias, criações de vínculos, entretanto, sofre com o paradoxo que ao invés de representar momentos de felicidades, vem sendo marcado pela tristeza e mortes.
Os transtornos mentais se iniciam na adolescência devido a pressão familiar, a competitividade no ambiente escolar e a necessidade de se enquadrar nos padrões impostos pela sociedade. Ser ?diferente? dos padrões faz com que se tornem motivos de agressões verbais e físicas, criando traumas e transtornos psicológicos. Os jovens possuem mais impulsividade, menor auto controle e menor consciência crítica, e apesar de não quererem morrer, consideram a morte a única saída para acabar com as dores que sentem.
O Brasil é o oitavo país com maior número de suicídios, e dados levantados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que ocorrem 32 mortes por dia, e é a única causa que não teve redução, e sim um aumento de 12% entre 2011 e 2015. No ano de 2014 foram registrados 2898 casos, e é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. Contudo, os suicídios ainda se tornam invisíveis, por serem um tabu mantido em silêncio. Um dos motivos é relacionado ao efeito Werther, que teve origem no livro ?Os sofrimentos do jovem Werther?, onde consideram que o suicídio publicizado serve como gatilho para o próximo suicídio, espalhando-se em uma comunidade, tornando-se um suicídio em série. A série da Netflix 13 Reasons Why relata a trama da jovem Hannah Baker que após passar por vários traumas em seu período escolar, acaba tirando sua própria vida, o que ocasionou muitos jovens a interpretarem de forma errada a trama, e enxergarem o suicídio a solução para os problemas.
A American Psyciatrich Association diagnosticou que é possível detectar 5 ou mais sintomas com influência a atos suicidas. Entre eles está a disforia, mudanças de comportamento, alteração no padrão de sono, negatividade, perda da auto-estima e desejo de morrer. O jogo da Baleia Azul serviu como ponte para os jovens, logo que era estimulante, pois ao entrar no jogo não havia a possibilidade de saída, e eram gerados desafios, sendo o último tirar a própria vida. E por ser um jogo secreto, as pessoas ao redor nem sequer sabiam o que estava acontecendo com o participante.
É possível prevenir 90% dos casos se houver condições de oferecer ajuda. Os pais podem fazer demonstrações de confiança, nutrir um relacionamento equilibrado e incentivar a expressar sua opiniões e sentimentos, assim colocam o diálogo em prática e o jovem pode se sentir acolhido, confiante, amado e que sua opinião possui um grande valor. A CVV (Centro de Valorização da Vida) é um portal disponível e de fácil acesso (internet e no número 141) que realiza apoio emocional a prevenção ao suicídio, e possui atendimento voluntário e gratuito para todos aqueles que precisam conversar, receber apoio e palavras de conforto. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização que possui como objetivo de alertar a população e também mostrar as formas de prevenção ao suicídio, unindo todos os estilos, tribos, raças, a falarem sobre o assunto. Escutar alguém, aconselhar, motivar e mostrar a sua importância no mundo são pequenos gestos que podem salvar vidas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!