O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

O suicídio vem se tornando uma problemática comum, nas quais jovens e adolescentes são as principais vítimas. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), somente no Brasil 25 mortes diárias são registradas por suicídio. Depressão, abusos, bullying e problemas que são ligados a esse sintoma, são uma das principais causas que leva o indivíduo a cometer suicídio.

Em primeiro lugar, a escola pode se tornar um cenário favorável no que se refere ao fortalecimento do comportamento suicida. O bullying, problema mundial encontrado em qualquer escola, está por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescentes. Nesse sentido, esses jovens que seguem qualquer padrão considerado pela maioria da sociedade como desviante, seja o tênis diferente, a cor da pele, o peso, o cabelo ou a orientação de gênero, são hostilizados continuamente e entram em sofrimento psíquico.

Além disso, em maio de 2016 um jogo chamado baleia azul foi criado na Rússia, no qual o foco principal são os adolescentes e, utiliza a internet como meio de influência. Essa comunidade foi criada no ?Facebook?, rede social muito utilizada pelos jovens, com a finalidade de influenciar indivíduos que já tinham problemas psicológicos a tirarem sua própria vida. Ademais, muitos pais demoram a perceber o que seus filhos estão fazendo na internet e o que estão passando, pois, eles escondem o que estão sentindo por vergonha ou medo de que seus familiares não deem importância.

Portanto, cabe as instituições de educação começar a tratar o assunto de forma responsável e social visando a sua prevenção por meio de palestras, oficinas e debates em parceria com profissionais qualificados. Além disso, o Estado pode punir e investigar aqueles que espalhem ?brincadeiras? e desafios que culminem o suicídio pelas redes sociais. Bem como atuar na promoção do Centro de Valorização a vida (CVV) por meio de subsídios financeiros, que tem como finalidade ajudar aqueles que pensam em tirar a própria vida ou precisa de ajuda emocional. Somente assim, através de exercícios de prevenção pode-se construir um Brasil com menos suicídio.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!