O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Suicídio entre jovens

Em 2017 foi lançada a série '13 Reasons Why', que retrata a história de Hannah Baker, menina do ensino médio que cometeu suicídio, algo que, infelizmente, está cada vez mais comum na atualidade. O suicídio já representa 1% da causa de morte de jovens até 19 anos no Brasil, e cresce cada vez mais. Neste âmbito, vimos que pouco tem sido feito para se impedir que tal porcentagem suba.
Primeiramente deve-se atentar ao machismo. Na nossa sociedade o suicídio é 3 vezes maior em homens do que em mulheres, tal fato deve, sobretudo, devido a expectativa e a pressão que muitos homens sofrem, já que são vistos como provedores do lar,fortes e independentes. Se tal pensamento continuar a propagar-se, o percentual de suicídios masculino aumentará ainda mais.
Além disso, as escolas podem fortalecer o pensamento suicida. O bullying é apontado como uma das principais causas do suicídio, muitos jovens, por não se enquadrarem no padrão social ficam perdidos, sentindo-se sem identidade e sofrem muitas agressões verbais e, às vezes, até mesmo física. Com a falta de atenção de muitas escolas, é provável que o bullying continue sendo a causa da morte de muito jovens.
Portanto, percebe-se que quanto mais for discutido, mais o índice abaixa. Cabe a mídia ajudar a mudar o pensamento machista, por meio de novelas que retratam e incentivem a erradicação de tal ideia, pois assim, tal assunto será mais discutido pela sociedade. Escolas e ONGs podem palestrar aos jovens sobre a dor que o bullying causa e seus efeitos devastadores sobre a pessoa que o sofre. Assim, evitaremos mais mortes como a de Hannah Baker.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!