ENTRAR NA PLATAFORMA
Sororidade e união entre as mulheres

Na série televisiva “Sex Education”, a personagem Aimee é assediada no ônibus da escola e, após o ocorrido, só consegue andar no transporte novamente quando um grupo de meninas se reúne para ajudá-la. Nesse sentido, fica evidente a importância do apoio e da união feminina como forma de superar o trauma vivenciado. Dessa forma, rever a situação social na qual as mulheres estão submetidas é imprescindível para avaliar seus efeitos na contemporaneidade.


A princípio, é necessário destacar a desconstrução de uma sociedade machista através da “sororidade”, termo que vem sendo utilizado principalmente em debates feministas. Desde o século XX, a união entre as mulheres possibilitou diversas conquistas de direitos femininos. Nesse sentido, é notório que a empatia, o respeito e a aliança feminina são fatores essenciais para um maior empoderamento político e social da mulher. Assim, é indispensável discutir sobre esse conceito nas escolas, ambiente responsável pela formação dos indivíduos. 


Outrossim, vale ressaltar que, apesar da igualdade de gênero ser garantida na Constituição de 1988, ainda prevalece um pensamento conservador em grande parte da população, incluindo as mulheres. Com isso, a competitividade e a busca por agradar os ideais masculinos dificulta a luta feminista e contribui para a persistência da violência contra a mulher. Assim, como meio de conscientizar as pessoas sobre a problemática, a mídia tem um papel fundamental.


Evidencia-se, portanto, a importância da sororidade para combater o machismo e erradicar seus efeitos. Dessa forma, as instituições escolares devem incluir - por meio de verbas governamentais - projetos de debate de obras literárias que reflitam sobre o papel da mulher ao longo das épocas e como essa ganhou destaque no campo político e social, a fim de promover a valorização da mesma. Ademais, o governo, além de assegurar pela lei os direitos de igualdade às mulheres, também deve promover - no meio midiático - informações acerca dos movimentos feministas, com o intuito de proporcionar uma sociedade mais igualitária.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde