O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Situação dos idosos no Brasil e no mundo

A busca pelo tão sonhado aumento da expectativa de vida dos eres humanos começa a dar resultados. O que antes era algo considerado como algo exclusivo da região asiática, agora vem se fazendo presente e exigindo jogo de cintura por parte dos políticos. O que por um lado é algo esplêndido, por outro vem trazendo consigo o chamado "efeito borboleta".
Perpassando por uma visão global dessa situação, a principal problemática encontrada está na perda de mão de obra. Enquanto a atual "geração reprodutora" contêm-se em ter filhos, devido, principalmente à rotina corrida lhe é imposta, a população fica mais velha, sendo que sua maioria já abandonou o mercado de trabalho por "n" motivos, desde saúde até aposentadoria financeira. Problema crítico, principalmente no Japão, país com a maior proporção de idosos.
Focando nas problemáticas trazidas ao brasil, a principal delas está na sustentabilidade da aposentadoria dos idosos, uma vez que os atuais contribuintes com a previdência os financiam; onde é enfrentado o mesmo problema, que é global, a diminuição do índice de natalidade, situação completamente adversa a de algumas décadas. Esta situação vem sendo constantemente tratada na mídia, devido principalmente às propostas de mudanças colocadas pelo governo.
Tendo em vista toda a argumentação realizada, é indiscutível a grande importância dos governantes em sanar essa fissura na situação da sociedade, assim como fez a China que acabou com um regime de 30 anos o qual permitia apenas um filho por casal. Assim também a população tem sua importância, sendo os idosos, aqueles que não necessitam de pensão previdenciária ou ainda estão no mercado de trabalho, peças fundamentais, usando sua honestidade para que os benefícios possam servir aos que mais necessitam.

Marques Caetano Magalhães de Souza
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!