O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Situação dos idosos no Brasil e no mundo

Durante séculos os idosos eram vistos como os mais sábios, em tribos africanas e indígenas, nas quais eram patriarcas de decisões e transmissões de ensinamentos. No entanto, atualmente a situação do idoso no Brasil e no mundo passa por diversas oposições, principalmente a respeito da sua valorização, muitos sofrem um certo preconceito por parte de muitas pessoas pelo fato de não serem economicamente ativos e necessitarem de cuidados especiais.
Vale ressaltar que no país em que vivemos é bem visível diariamente esta mudança com o tratamento entre jovens e idosos. Desde no ônibus no qual não respeitam os assentos preferenciais dos idosos, até a grande quantidade de familiares que os deixam "abandonados" em casas de repouso. Desse modo, diminui a qualidade de vida dos mais velhos, por patologias necessariamente físicas e também emocionais.
Em relação ao Brasil, pesquisa no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que atualmente, existem cerca de 21 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o que representa, aproximadamente, 11% do total da população brasileira.
No entanto quando se trata de saúde e envelhecimento em nosso país, um outro levantamento apresentado pela ONU é preocupante= 36,5% das pessoas hoje com mais de 50 anos apresentam algum tipo de incapacidade funcional ou dificuldade para realizar tarefas simples, como atravessar a rua ou subir escadas. Na Inglaterra o percentual é de 23%. Essa faixa etária é considerada por muitos, como improdutível, responsável por parte de crises econômicas. Entretanto, deve-se notar que diversos problemas econômicos no fator previdenciário são resultados de más preparações governamentais, durante a transição demográfica como aconteceu na Inglaterra.
Dado isso, portanto, prevê que o idoso, tanto no Brasil como no mundo, encontra dificuldades econômicas e culturais para envelhecer com a devida qualidade de vida. Por isso deve haver medidas governamentais como uma melhor intervenção no fator previdenciário , visando o bem estar do idoso, criar mais projetos voltados para essa população e também mais interações de levar os jovens até esses idosos, para um bom papo, uma boa tarde com diversões, para que eles se sintam amados.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!