O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Situação dos idosos no Brasil e no mundo

 No filme Amour, é retratada a história de um casal de aposentados que enfrentam, juntos, todas as dificuldades de serem idosos, afetando suas formas de viver e de se relacionarem com outras pessoas. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada pelo longo pode ser relacionada ao Brasil do Século XXI. Gradativamente, aumenta o número de idosos no país, que não está preparado para essa transição demográfica, causando um elevado número de abandono e maus tratos, revelando a dificuldade que enfrentam.


 Em primeiro lugar, é importante destacar que, o país está passando por uma inversão da pirâmide etária, causando o envelhecimento da população, as pessoas vivem mais e morrem menos recém-nascidos. O Brasil estima que em 2020 haverá um idoso a cada quatro pessoas, conduzindo ao colapso do sistema de saúde e previdenciário, que não estão preparados para suportar essa demanda, visto que, grande parte da população idosa já não possui acesso a médicos geriatras no SUS.


 Ademais, muitos idosos estão sendo abandonados por suas famílias, emergindo um sentimento de solidão, e piorando suas saúdes física e mental, agravando, ainda mais, outras doenças.  De acordo com o Estatuto do Idoso de 2003, essa população possui diversos direitos exclusivos para sua proteção, entretanto, são descumpridos, até mesmo, por quem deveria cuidá-los e amá-los, indicando um grande ageísmo, uma aversão e preconceito direcionado a pessoas mais velhas.


 Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. Para o melhor preparo do sistema de saúde para a população geriátrica, o Ministério da Saúde deve, por meio de verbas governamentais, aumentar a porcentagem de dinheiro destinado para atendimentos geriátricos, ao mesmo tempo que, incentivar profissionais a realizarem a especialização nessa área. Somente assim, será possível preparar o país e prover, ainda mais, anos de vida e fazer com que a vida de pessoas como no file Amour seja mais fácil e com mais suporte.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!