O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Situação dos idosos no Brasil e no mundo

 Na distopia futurista Altered Carbon, da Netflix, as personagens possuem a possibilidade de comprar corpos diferentes para continuar vivendo após a morte. Nesse contexto, as “capas” idosas possuem um valor menor. Fora da ficção, observa-se uma relação entre a realidade apresentada no seriado com o cenário brasileiro: a supervalorização da juventude e, em contrapartida, a desvalorização de corpos idosos abre caminho para diversas violências, principalmente a psicológica, contra esse grupo.
 É preciso considerar, primeiramente, que a hipervalorização da juventude e da modernidade, marcas da sociedade capitalista e neoliberal, é a principal causa desse problema. Como consequência, na mentalidade coletiva, o idoso é visto como inapto ou inadequado para certas atividades que, em teoria, poderiam melhorar sua qualidade de vida, como o trabalho e atividades culturais. Tal comportamento caracteriza uma violência simbólica contra essa classe como um todo, de acordo com a ótica proposta por Pierre Bordieu em sua teoria de mesmo nome. 
 Ademais, sob a perspectiva do núcleo familiar, a desvalorização dos saberes e habilidades da pessoa idosa leva à desumanização do indivíduo. Isso faz com que o idoso seja encarado como passível de abusos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), 11% dos brasileiros entre 60 e 64 anos sofrem de depressão, o que evidencia uma negligência com a saúde mental sofrida por esse grupo. Entre as possíveis causas estão o abandono familiar e práticas que desestimulam a autoestima.
 Observa-se, portanto, a necessidade de uma ação conjunta entre o meio social e os órgãos governamentais. Em primeiro lugar, o Ministério da Justiça em parceria com o Ministério da Cidadania deve promover campanhas de conscientização periódicas que lembrem que as pessoas idosas possuem direitos e que crimes de qualquer natureza contra essas pessoas devem ser denunciados, a fim de reduzir a violência crescente sofrida por essa classe. Dessa forma, faz-se cumprir o que está previsto pelo Estatuto do Idoso.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!