O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Situação dos idosos no Brasil e no mundo

         A saga inglesa Harry Potter, lançada em 1998, mostrou o respeito e admiração que os bruxos mais velhos possuíam devido a acumulação de experiências e sabedoria. No entanto, isso não é perceptível na realidade contemporânea do Brasil, uma vez que esse grupo encontra-se negligenciado e sem os cuidados necessários para uma melhor qualidade de vida. Isso se deve tanto aos poucos projetos direcionados, como também a falta de fiscalizações periódicas com as famílias para a certificação do tratamento dado.


       Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos deve dobrar até 2042. Infelizmente, mesmo com dados tão alarmantes, o país não se mostra devidamente preparado para essa mudança na pirâmide populacional, uma vez que não há planejamentos previstos que atendam o público mais velho e ofereça lazer, atividades físicas e atuações ocupacionais. Em outras palavras, a realidade torna-se incompatível com  as previsões futuras e mostra-se exclusiva, ao contrário da ficção inglesa do século passado.


          Além do mais, a falta de fiscalizações periódicas em ambientes que abrigam idosos, sejam eles familiares ou não, contribuiu para um alto índice de violência sem punição, pois não há conhecimentos dos órgãos responsáveis por aplicar as penas conforme as leis. De forma lamentável, torna-se comum que muitos indivíduos mais velhos sofram agressões físicas e psicológicas por estarem à margem social e desamparados pelas normas que visam protegê-los.


          Torna-se evidente, portanto, que medidas precisam ser tomadas para que os idosos sejam protegidos e posteriormente inclusos no tecido social do país. O Ministério da Justiça, por meio de contratação de agentes sociais, deve promover a fiscalização em residências de forma periódica, a fim de apurar se há condições adequadas para uma boa qualidade de vida. Ademais, os políticos no poder podem levar novos projetos de ocupação vocacional  para a aprovação e aplicação, com o intuito de garantir maior participação dos cidadãos mais velhos. Com isso, estaremos prontos para as necessidades futuras e exerceremos a valorização aplicada na ficção.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!