O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Situação dos idosos no Brasil e no mundo

No limiar do século XVIII, o Iluminismo já defendia que uma sociedade só progride quando seus cidadãos se mobilizam para resolver o problema de outras parcelas do corpo social. Indo contra esse ideário, boa parte da sociedade e dos governantes pouco faz para resolver a violência e o preconceito enfrentados por idosos no Brasil. Isso se evidencia não só pelos preconceitos que eles sofrem, mas também pelos constantes casos de agressões contra esses cidadãos.
É irrefutável que os idosos são vistos, muitas vezes, de forma preconceituosa. Segundo Sócrates, "Os erros são consequência da ignorância humana". Seguindo esse juízo, as pessoas que os veem assim não sabem, ou não querem saber, que os mais velhos merecem respeito e admiração pela sua contribuição já dada à sociedade e pelo que ainda podem oferecer de experiência aos mais novos. Por conseguinte, esse ponto de vista discriminatório se espalha pela nação.
Vale também ressaltar que os atos de violência que alguns idosos sofrem em seus lares é outro ponto a ser analisado. Nessa lógica, é notável que o poder público não cumpre com seu dever enquanto agente garantidor de direitos mínimos, uma vez que não dá a devida proteção a essas pessoas, não investigando e punindo mais rapidamente as pessoas que cometem esses crimes, tornando quase que utópico o dia que essa nação se torne um lugar seguro para os idosos. Desse modo, o mundo de Thomas Morus nunca foi tão romanticamente distante.
Fica evidente, portanto, que a problemática dos idosos precisa ser combatida. Nesse sentido, cabe ao Poder Legislativo Federal, por meio de alteração na lei vigente, tornar o crime de violência física e psicológica contra o idoso, hediondo, acelerando sua investigação com uma punição mais severa contra o infrator, mudando essa triste realidade. Ademais, o supracitado poder, em parceria com a mídia, precisa veicular campanhas, educando a população sobre o respeito que se deve ter por quem tem mais idade, mitigando com o preconceito existente contra eles. Assim, o Brasil seria um país que segue o modo Iluminista de sociedade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!