O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Situação dos idosos no Brasil e no mundo

??O importante não é viver, mas viver bem???, segundo Platão, a qualidade de vida tem tamanha importância de modo que ultrapassa a da própria existência . Entretanto, no Brasil, os idosos diante dos desafios enfrentados para possuírem uma boa qualidade de vida, apenas vivem, não necessariamente bem. Nesse contexto há dois fatores que não podem ser negligenciados, a questão governamental e o individualismo da população.
Inicialmente, cabe pontuar que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. A ausência de medidas por parte do governo e a falta de fiscalização por parte de algumas gestões faz com que os idosos não tenham acesso a serviços básicos como saúde e ocupação, assim, comprometendo a saúde física e mental e, consequentemente, a qualidade de vida destes. Tal fato advém dos escassos investimentos governamentais na construção de hospitais especializados no atendimento ao idoso e de espaços integradores que realizem atividades de lazer.
Ademais, sabe-se que o exacerbado individualismo presente na sociedade fomenta a problemática. No atual período de pós modernidade, segundo Zygmut Bauman, o fim das atitudes éticas pela fluidez dos valores, deriva da necessidade humana de atender aos interesses pessoas, aumentando o individualismo. Desse modo, a falta de olhar sobre o bem-estar dos idosos gera discriminação e preconceito, fazendo com que eles adquiram traumas psicológicos, sofram rejeições e abandono familiar, do estado e da sociedade.
Em face do exposto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Saúde repassar uma maior parcela dos impostos para as prefeituras construírem hospitais que atendam, exclusivamente, ao público idoso e que possuam salas realizando atividades de lazer para a ocupação como, aulas de pintura e música. No âmbito educativo, é dever do MEC criar projetos para serem implantados nas escolas o qual promova palestras e atividades lúdicas a respeito do ciclo natural da vida e do respeito aos mais velhos, uma vez que, ações culturais tem imenso poder transformador. Desse modo, a ideia de Platão sairá dos papeis e levará a sociedade brasileira a um futuro melhor.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!