O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Situação dos idosos no Brasil e no mundo

Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a falda de solidez nas relações econômicas, políticas e sociais é caraterística da "modernidade líquida". Nesse contexto, o descaso dos representantes políticos com a população idosa, é um sórdido reflexo dessa realidade. Uma vez que, evidencia-se, não só em países desenvolvidos, mas também nas economias emergentes, como no Brasil, a falta de políticas públicas que garantam seus direitos.
É fundamental pontuar, que o desenvolvimento científico e tecnológico no início do século XIX possibilitou significativas melhorias nos índices de desenvolvimento humano. Por conseguinte, houve um aumento, exponencial, da expectativa de vida em vários países do mundo . No entanto, tal crescimento não foi, adequadamente, acompanhado por políticas inclusivas que permitissem uma vida autêntica, segundo os parâmetros constitucionais.
Nesse sentido, percebe-se a ausência de uma legislação efetiva concernente ao referido grupo, posto que os direitos da terceira idade são frequentemente questionados, sobretudo, em virtude dos gastos estatais com despesas médicas. É indubitável, portanto, que o pensamento de Johann Goethe, ao afirmar que a maior necessidade de um Estado é a de governantes corajosos, faz-se valer. Porquanto, urge a necessidade de que as autoridades submetam, aos códigos legais, políticas que prezem pelo bem-estar, pela integridade física e psicológica dos cidadão acima dos 60 anos de idade.
Dessarte, visando combater a liquidez supracitada e promover expressivos avanços no que tange a situação dos idosos no Brasil e no mundo, é mister a tomada de medidas. Os Governos deveram criar leis que garantam a seguridade de direitos aos idosos, por meio da qual, será conferido espaços com atividades, atrativas e envolventes, para sua faixa etária, com fins clínicos de prevenção ou tratamento de doenças. Ademais, o fornecimento de cuidados médicos e medicamentos de forma gratuita. Isso poderá ser feito, mediante a ação conjunta entre Estado e sociedade. Assim, aumentam-se as chances de conquistar uma cidadania plena e legítima.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!