O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Sedentarismo no Brasil

Em O Mito da caverna, o filósofo Platão, apresenta uma metáfora da condição humana diante do mundo, haja vista o fato de muitos indivíduos se contentarem em enxergar sombras em vez de uma nítida realidade. Essa representação filosófica da ignorância se relaciona com a conduta de muitas pessoas frente a diferentes problemas sociais como, o sedentarismo no Brasil. Nesse contexto, é necessária a discussão sobre essa problemática, que vem causando sérios problemas de saúde em nossa sociedade.
Primeiramente, é indubitável que a falta de incentivo à atividades físicas e a ausência de conscientização da sociedade estejam entre as causas desse problema. Segundo uma pesquisa do Ministério do Esporte 45,9% dos brasileiros são sedentários, isso mostra como a gravidade desse problema vem tomando grandes proporções e a sociedade parece não enxergar as consequências que podem causar.
Dentro dessa lógica, nota-se que a falta de conscientização das pessoas é um dos principais motivos que contribuem para o crescimento do sedentarismo. Ademais, devemos evidenciar que com a vinda da Terceira Revolução Industrial, o crescimento da tecnologia vem fazendo com que cada vez mais as máquinas tomem o papel do homem na sua rotina, contribuindo para o sedentarismo. Além disso, a mídia constantemente vem influenciando o consumismo de forma negativa na nossa rotina, como em relação a hábitos alimentares, nos deixando ainda mais cegos em relação a essa problemática.
Conforme diz Newton, um corpo tende a permanecer em seu estado até que uma força atue sobre ele.Desse modo, a aplicação de força suficiente contra o percurso do sedentarismo é imprescindível e é um caminho para combatê-lo. Para isso, cabe ao governo investir em programas sociais que incentivem a prática de esportes, a fim de auxiliar a sociedade na prática de exercícios. Ainda cabe à mídia criar campanhas de conscientização, através de comerciais e novelas, a fim de ajudar a sociedade a enxergar esse problema. Assim, poderemos combater esse problema, e construir uma sociedade mais saudável.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!