O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Sedentarismo no Brasil

    A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do pais, prevê em seu artigo 6º, o direito à saúde e à alimentação como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os desafios para o combate à obesidade infantil no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
  Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que com o crescimento da industrialização e progresso da ciência, foi possível o desenvolvimento de inúmeras ferramentas responsáveis por garantir uma maior duração dos alimentos, fazendo com que, dessa forma, a saúde das crianças e dos jovens seja significativamente afetada, violando, assim, um dos direitos básicos garantidos pela Constituição.
  Ademais, é fundamental apontar a falta de incentivo dos pais como grande impulsionador de tal problema no Brasil. Segundo pesquisas do Ministério da Saúde, 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas. Diante de tal exposto, é fato que com o desenvolvimento crescente da tecnologia, esses jovens têm diminuído consideravelmente as atividades físicas e, portanto, têm se tornado mais sedentários. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
  Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Saúde, por meio de veículos midiáticos, realize campanhas que tenham como objetivo incentivar os pais e as crianças a buscarem por uma melhor qualidade de vida e por uma dieta mais regrada. Somente assim, se consolidará uma sociedade mais saudável e consciente, combatendo, portanto, os malefícios causados pela obesidade em decorrência da exacerbada industrialização alimentícia e da falta de exercícios físicos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!