O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Sedentarismo no Brasil

   Após a Quarta Revolução Industrial, o mundo se tornou cada vez mais interligado e tecnológico, provocando uma brusca mudança na sociedade. Mas, se de um lado o progresso tecnológico trouxe inúmeros benefícios, do outro, o grave problema do sedentarismo está cada vez mais presente na infância e traz consequências para todas as áreas da vida.


   Em primeiro lugar, é importante dizer que o sedentarismo virou um hábito comum entre as crianças e adolescentes no país. Com o avanço da urbanização e o surgimento das grandes metrópoles, os espaços públicos de lazer foram desaparecendo com o tempo, o que limitou o acesso das crianças às atividades físicas. Somado a isso, o aumento da violência em todo o Brasil fez com que os pais desenvolvessem receio das atividades ao ar livre para seus filhos, fazendo com que as opções de entretenimento fossem centralizadas no mundo virtual e, consequentemente, o sedentarismo se instalou entre os jovens.


   Além disso, a ausência de atividades físicas no cotidiano afeta negativamente todas as esferas da vida de um indivíduo. São diversos os impactos negativos causados, como predisposição a diversas doenças, redução no desempenho escolar e profissional, baixa autoestima e etc. Tais problemas são cada vez mais frequentes na população brasileira, fato que pode ser exemplificado numa pesquisa feita pelo IBGE, dizendo que cerca de 40% dos adultos no país são considerados sedentários, número que ilustra a gravidade da situação.


   Enfim, diante de um país sedentário desde a infância, e que acarreta impasses na qualidade de vida como um todo, se faz necessária a construção de quadras poliesportivas nas regiões carentes de espaços de lazer no Brasil, através da união entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Cultura, com maior aplicação de verbas e planejamento para a causa, para que toda a população possa praticar atividades físicas regularmente e reduzir o sedentarismo. Também é preciso a criação de propagandas para serem divulgadas nas grandes mídias que estimulem as pessoas à prática de exercícios físicos, além de mostrar sua importância para que, em breve, o Brasil seja um país ativo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!